Se a manutenção e limpeza da caixa de gordura não for realizada de forma adequada, podem ocorrer problemas como mau cheiro, vazamento, transbordamento e até a disseminação de insetos como baratas e mosquitos. Para evitar esses problemas, o ideal é limpá-lo periodicamente. Continue lendo para obter dicas sobre como realizar a manutenção corretamente.
limpeza manual
A limpeza manual é a mais prática e indicada para quem deseja um resultado rápido. Nesse processo, basta retirar a tampa e colocar o material gorduroso e oleoso na concha plástica, que deve ser descartada após o uso ou guardada para limpeza futura.
O material pode ser descartado em sacos plásticos comuns e lixo comum. Assim que restar apenas líquido na caixa, a limpeza está completa.
Limpeza enzimática
Este tipo de purificação é realizado por certos compostos biológicos que podem estragar gorduras vegetais e animais e até óleos. A vantagem desse tipo de processo é que ele é considerado ecologicamente correto e não produz substâncias tóxicas.
Pontas
É importante lembrar que o uso de alguns meios, como água quente ou soda cáustica, pode resolver superficialmente o problema. Essas substâncias diluem a gordura e a forçam a sair pelo encanamento. Porém, depois de um tempo, ele endurece novamente e pode se acumular no cano, causando ainda mais danos.
Quando a caixa de gordura está muito desgastada, vazamentos e bloqueios ocorrem com ainda mais frequência. Nesses casos, a opção ideal é substituir o item por modelos mais novos, como este, que não deixam o mau cheiro passar.