Você está com problemas e não sabe o que usar para desentupir o vaso sanitário ou como fazê-lo? Então confira o post dessa semana porque ele foi feito só para você!
Você pode não saber, mas um vaso sanitário entupido é uma das coisas mais comuns. Os bloqueios geralmente são causados pelo excesso de fezes, pelo uso inadequado do vaso sanitário – isso inclui a remoção de materiais como papel higiênico, absorventes higiênicos, preservativos, etc. – ou por acidente, se um objeto cair.
Para saber o que usar para desentupir um vaso sanitário, é importante pensar primeiro causa do entupimento. Assim, você investirá seu tempo e esforço na estratégia mais precisa.
Confira as dicas que destacamos para você usar itens básicos que provavelmente já tem em casa!
DICA 1: Para bloqueios causados por resíduos orgânicos (fezes), use:
Solução de bicarbonato de sódio com vinagre
Despeje meia xícara de bicarbonato de sódio e a mesma quantidade de vinagre no vaso sanitário e espere a solução funcionar.
A mistura tem um forte poder de limpeza e pode resolver seu problema em poucos minutos.
Água quente
Aqueça pelo menos dois litros de água – não deixe ferver, pois água muito quente pode danificar porcelanas e canos – despeje no vaso sanitário e deixe por alguns minutos.
A água quente decompõe as fezes mais facilmente do que a água fria, desobstruindo o vaso sanitário.
Água quente e solução de detergente (ou detergente para a roupa)
Siga as mesmas regras para água quente, no entanto, antes de despejá-la no vaso sanitário, adicione uma quantidade suficiente de detergente ou sabão em pó à água. Isso aumentará o efeito da solução.
Alvejante
Polvilhe os resíduos generosamente com alvejante e deixe por uma hora. Em seguida, faça o download e veja se o problema foi resolvido.
DICA 2: Obstruções causadas pelo uso indevido do vaso sanitário, devido ao descarte de materiais, geralmente é preciso um pouco mais de força para resolver o problema. Portanto, os seguintes métodos podem ser usados:
pistão
O pistão tradicional é extremamente eficiente e geralmente tem força suficiente para empurrar o que estiver bloqueando a passagem.
É muito fácil de usar, basta colocá-lo sob o fundo do vaso e pressionar até sentir que está firme e bem vedado. Em seguida, pressione a alça do pistão para cima e para baixo por 1 minuto.
Após o procedimento, retire o êmbolo e verifique se a água retornou. Caso contrário, repita o processo.
Sem pistão? Improvisar!
– Corte o fundo da garrafa PET;
– Insira o cabo da vassoura no gargalo da garrafa;
– Tape a conexão para prendê-lo, pronto, o pistão está pronto!
filme plástico ou saco de lixo
Outra estratégia eficaz é usar a compactação combinada com a força da descarga para criar um forte vácuo que pode empurrar a obstrução.
Para fazer isso, enrole a borda do vaso com filme plástico ou saco de lixo, tomando cuidado para não deixar orifícios de ventilação. Se necessário, use fita adesiva para prender. Abaixe a tampa, sente-se sobre ela e pressione a descarga por 30 segundos.
Depois é só verificar se o método funcionou.
DICA 3: Por bloqueios causados por queda acidental de objetosvocê pode tentar as seguintes estratégias:
Usa as tuas mãos
Se algum objeto bloquear a passagem da água, é melhor descartar nojo, colocar luvas de plástico ou borracha e enfiar a mão dentro do vaso sanitário, procurando a causa do problema e retirando-a de lá.
use cabide
Você também pode cortar um lado do cabide e usá-lo como um gancho para pegar um entupimento do encanamento.
IMPORTANTE: nestes casos, nunca dê descarga no vaso sanitário ou tente empurrar o objeto, pois isso pode piorar a situação!
E se nada disso funcionar?
Se você já tentou todas as dicas e nenhuma funcionou, o problema pode ser mais grave. Portanto, recomendamos que você entre em contato com um desentupidor especializado que possua o equipamento adequado para solucionar seu problema de forma rápida e correta.
Se você é de Curitiba ou da Região da Capital, nós da Desentupidora Giracano podemos te ajudar! Contacte-nos e solicite uma visita sem compromisso.
Gostou deste conteúdo e quer saber mais sobre temas relacionados? Então assine nosso blog e Facebook!