Atendimento 24 horas

Porto Alegre, Florianópolis, São José, Canoas, Palhoça, Itapema, Balneário Camboriú

SERVIÇOS DE EMERGÊNCIA 24*7

(51) 99802-4242

Como limpar a caixa de gordura? Produtos e tempo!

DESENTUPIDORA PORTO ALEGRE ZONA SUL

esgoto de um bar, restaurante, hotel ou casa. Esse recipiente pode separar e coletar gorduras, óleos e graxas da água utilizada pelos moradores, evitando que esses materiais entrem na rede de esgoto da sua cidade. O separador de gorduras pode estar localizado no interior do edifício ou no exterior. Normalmente, grandes caixas de gordura são instaladas do lado de fora da cerca, enquanto em salas com caixas de gordura menores, elas geralmente podem ser colocadas dentro do prédio sem problemas. Uma caixa de gordura difere de um bueiro, pois este último é usado para manter e verificar bloqueios na rede de esgoto de um edifício.

Leia também

Por que eu preciso de uma caixa de gordura?

A lei brasileira não exige a instalação de caixa de gordura. No entanto, as leis estaduais e municipais podem exigir a instalação, o que nem sempre é necessário para todos os tipos de construção. Recomendamos, embora não seja obrigatório, que você construa ou instale uma caixa de gordura em casa. Dessa forma, você evita o entupimento de sua rede de água e esgoto, além de evitar custos desnecessários com reparos, limpeza e mão de obra. Siga a NBR 8160 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para construir a caixa de gordura certa para sua propriedade. Guias padrão para determinar as dimensões da caixa de gordura, a capacidade mínima onde a caixa deve ser instalada, entre outros elementos que também são importantes para que seja uma caixa realmente eficaz, e não apenas para decoração. É importante lembrar que nosso corpo também possui gorduras e óleos, e banheiras de hidromassagem e chuveiros também podem estar associados à caixa de gordura.

Limpador de caixa de gordura

Você quer comprar um limpador de caixa de gordura e facilitar seu trabalho, certo? Isso deveria facilitar as coisas, mas não é. Para a limpeza de caixas de gordura, a legislação não especifica como isso deve ser feito, e existem vários produtos “milagrosos” que vão retirar todo resíduo da caixa de gordura, o que é mentira. A limpeza adequada da caixa de gordura exigirá uma sifonagem adequada ou aspiração de líquidos combinada com o uso de produtos químicos. Não confie em produtos que “autolimpam” a caixa de gordura. Eles podem entupir seu sistema de esgoto e causar uma forte dor de cabeça.

Caixa de gordura e limpeza adequada

Olhe para o diagrama: se você usar produtos químicos para dissolver graxa, você está apenas jogando graxa na rede e seu cano de esgoto pode rapidamente ficar entupido. (Foto: www.dboro.com.br)

Seja limpando caixa de gordura no RJ, limpando caixa de gordura no DF ou em qualquer outro lugar do país, é preciso tempo e boa técnica de limpeza, além de bom conhecimento do tipo de caixa de gordura utilizada em seu projeto. Por exemplo, você pode precisar limpar uma caixa de gordura Tigre feita de PVC ou uma caixa de gordura feita inteiramente de alvenaria. O custo de limpeza de uma caixa de gordura depende do tamanho da caixa de gordura e do material de que é feito. Vale lembrar que no boxe é importante fazer uma limpeza geral antes de uma longa viagemafinal, baratas e até camundongos podem entrar em sua casa através de uma caixa suja.

Como? Vamos explicar abaixo.

Limpeza de caixas de gordura: preço e quanto tempo?

Uma caixa de gordura de PVC é mais fácil de limpar do que uma caixa de gordura de alvenaria. Existem gavetas de PVC que são ideais até para tubos de sucção, facilitando ainda mais a limpeza. Ao limpar caixas de gordura, o tamanho da caixa também é levado em consideração. A média que encontramos foi de 200 reais para limpeza de caixa de gordura de 200L, mas existem serviços que oferecem limpeza de caixa de gordura a partir de 90 reais. Limpar uma caixa de gordura de pedra também pode ser mais caro porque o resíduo “gruda” nas paredes, além de poder quebrar o material mais rapidamente do que uma caixa de gordura de PVC. Como a alvenaria pode exigir alguma manutenção, a limpeza pode ser um pouco mais cara.

Limpar uma caixa de gordura de PVC com uma cesta dentro pode levar menos de 10 minutos. Tendo em conta o tempo de lavagem, este tempo não deve ultrapassar 1 hora, mesmo para caixas de gordura grandes. Para caixas de gordura de pedra, 1 hora é o tempo mínimo que pode ser estendido antes que a caixa seja completamente limpa e reparada.

O que devo fazer para que minha caixa de gordura funcione bem?

Siga o cronograma de manutenção regular da caixa de gordura. A cada 6 meses é uma boa frequência para residências, a cada 3 meses para apartamentos, uma vez por mês para bares e pequenos restaurantes e uma vez por semana para bares e restaurantes que utilizam óleos e gorduras com muita frequência.

Antes de entrar na rede pública de esgoto, certifique-se de que todas as águas residuais passem por uma caixa de gordura e que o tamanho do esgoto seja adequado ao volume de água que sai de sua casa. Os alimentos sólidos devem ser removidos dos pratos e outros utensílios antes da lavagem. Anote cada limpeza para manter um bom cronograma, acertando o tempo.

O que não pode ser feito ao limpar a caixa de gordura?

Você verá muitos vídeos de pessoas limpando a caixa de gordura, bem como textos semelhantes ensinando métodos errados e inadequados de trabalhar com caixas de gordura. Por exemplo, muitos jogam água fervente na caixa de gordura para quebrar a gordura solidificada em cima da caixa, o que é um erro: assim que a gordura se liquefaz, ela entra no cano de esgoto e pode congelar ali no frio, causando entupimento . Se você tiver lava-louças ou usar água quente em casa, não conecte esses itens diretamente à caixa de gordura.

Não coloque produtos químicos, lixívia, aditivos ou produtos de limpeza no sifão. Além de serem um perigo para a saúde, destroem as bactérias benéficas para o meio ambiente e para a caixa de gordura. Não use agentes biológicos, enzimas, bactérias ou outras soluções “verdes” para sua caixa de gordura. A única coisa que esses produtos fazem é dispersar a graxa para que ela “desça” pelo ralo, que é exatamente o que você quer evitar.

Como limpar a caixa de gordura?

Comece com o equipamento básico de proteção (EPI):

Máscara de gás: você vai se arrepender se não usar

Luvas compridas de borracha (na altura dos ombros): trabalho sujo e malcheiroso

Roupa velha ou avental emborrachado, botas de borracha (botas de borracha)

Pé de cabra, raspador, chave inglesa: Alguns abrigos de concreto ou metal exigem uma chave inglesa ou um pé de cabra para abrir.

Balde e esfregona: utilizados para retirar resíduos da caixa de gordura.

Aspirador para limpeza úmida ou bomba de água: necessário para remover resíduos de graxa e líquido.

Antes de limpar a caixa de gordura, você deve esperar até que a água esfrie (se você usar água quente em casa). Aguarde dez (10) minutos após esvaziar a pia ou máquina de lavar louça automática. O primeiro passo é remover a tampa. Uma camada de gordura se forma no topo da caixa de gordura, muitas vezes com mais de 5 cm de espessura. Remova essa camada manualmente, colocando os resíduos em um balde ou saco de lixo. O restante do conteúdo da caixa deve ser removido com uma bomba d’água ou aspirador de pó. A tampa, laterais e defletores da caixa de gordura devem ser limpos com raspadores, prestando atenção especial na entrada e saída da caixa de gordura. Recomenda-se entrar em contato com uma empresa de limpeza de caixa de gordura, especialmente nesta fase ou se você não limpa a caixa de gordura há muito tempo. Após a limpeza, verifique se a água entra na caixa de gordura abrindo as pias. Se este não for o caso, use uma bobina para limpar os tubos de admissão e escape. Se sua caixa de gordura tiver baratas e outros insetos, verifique a vedação e use uma receita caseira para matar baratas para que elas não voltem para a caixa de gordura.

Pode ser necessário substituir os defletores e as tampas. Não jogue fora a gordura retirada: existem empresas que coletam essa gordura e até pagam por esse óleo descartado. Inspecione a caixa de gordura antes de fechá-la.

Para caixas de gordura de PVC mais simples, basta retirar o cesto interno, retirar os sólidos de dentro do cesto, enxaguar com um pano bom umedecido com desengordurante e limpar o interior da caixa. Simples e fácil.

E aí, você tem mais alguma dica para limpar caixas de gordura? O que você sugere? Existe alguma empresa que você recomenda?

Escrito por André M. Coelho

A mãe de André sempre amou reformar sua casa de fazenda. André estudou com ela e quando comprou seu apartamento, começou a projetar, reformar e adaptar algumas coisas que não gostava. Como gerente do prédio, convenceu os moradores a substituir a rede elétrica a partir da década de 1970, substituir os extintores por modelos mais seguros e equipar as escadas do prédio com corrimãos mais seguros. Hoje tem um projeto imobiliário suburbano e compartilha tudo o que aprende sobre reforma, construção e mercado imobiliário no site 2 Rooms.


Total de Visualizações 42 , Hoje 2 

(Visited 1 times, 1 visits today)

Conteúdo da Página

Gostou? Então compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
× Whatsapp (51) 99556-4343