Atendimento 24 horas

Porto Alegre

SERVIÇOS DE EMERGÊNCIA 24*7

(51)99802-4242

Limpeza de caixa de gordura passo a passo

DESENTUPIDORA PORTO ALEGRE ZONA SUL

Lavar pratos e limpar com um pano para desinfetar superfícies são atividades comuns de higiene na cozinha. Mas o que dizer limpeza de caixa de gorduraassim?

Este dispositivo também merece atenção de tempos em tempos. Afinal, é aqui que a maior parte dos resíduos que descem pelo ralo, como óleo e outros materiais orgânicos, acaba. Sem manutenção periódica, o conteúdo pode transbordar, resultando em canos entupidos. E esse é o problema.

O artigo de hoje explicará quando e como exatamente limpar o lubrificador, um nome alternativo para este equipamento. Fique conosco para tirar suas dúvidas!

Quando limpar a caixa de gordura

A necessidade de limpar a caixa de gordura depende da intensidade de uso. Ou seja, quanto mais alimentos são preparados na cozinha, mais louças são lavadas naquele ambiente, resultando em mais desperdício.

Assim, não existe uma regra única que possa satisfazer as necessidades de qualquer cliente. Cada caso é individual.

No entanto, por mais de uma década de experiência neste serviço desserviço foi possível estabelecer um prazo médio para cada tipo de situação. A lista a seguir leva em consideração nosso histórico de serviços. Seguir:

  • Limpando a caixa de gordura em casa – a cada seis meses;
  • Limpando a caixa de gordura no apartamento – a cada tres meses;
  • Limpando a caixa de gordura em um pequeno bar ou restaurante – limpeza mensal;
  • Limpando a caixa de gordura em um grande restaurante ou fábrica – limpeza semanal.

Novamente, esse período pode variar de acordo com a demanda e estrutura do estabelecimento. Portanto, é melhor tomar medidas preventivas: limpe o lubrificador antes que apareçam sinais de tubos entupidos.

Veja mais: Dicas para limpar sua pia sem dor

Passo a passo: como limpar a caixa de gordura

Primeiro, você deve separar os materiais necessários para limpar o recipiente. Para ter em estoque:

  • Máscara facial protetora, pois o cheiro é muito desagradável;
  • Luvas compridas de borracha, de preferência na altura dos ombros;
  • Sapatos de borracha;
  • Raspador e espátula;
  • concha (por exemplo, para servir feijão);
  • Sacos de lixo;
  • esponja;
  • sabão neutro;
  • Descarte se a tampa da caixa for de alvenaria.

Também não se esqueça de usar roupas velhas ou uniformes específicos para essa tarefa. Só que a graxa pode deixar manchas permanentes quando entra na roupa.

Também vale ficar de olho no tipo de lubrificador instalado no local para saber quanto tempo você levará para concluir essa operação. As caixas de PVC não acumulam sujeira nas paredes, o que agiliza o processo de limpeza. No entanto, as casas mais antigas podem ter estruturas de alvenaria, sem revestimento, para que o resíduo penetre no interior e exija uma limpeza mais demorada.

De qualquer forma, dadas as mensagens, vamos passar para instruções passo a passo para limpar a caixa de gordura. Verificar:

Passo 1: Abra suavemente o recipiente

Remova a tampa da graxeira com uma espátula ou, se for vergalhões de pedra, um pé-de-cabra. Você encontrará pedaços de gordura presos nas paredes internas do recipiente. Se houver insetos, remova-os antes de continuar.

Passo 2: Remova a Gordura

Use uma espátula ou espátula para remover resíduos de incrustações das paredes. Em seguida, com as mãos ou uma concha, retire a gordura do interior da caixa, colocando-a em um saco de lixo.

É importante eliminar o máximo possível de resíduos sólidos. A ideia é ter apenas líquido no tanque.

E tenha cuidado: não deixe a graxa entrar no tubo principal! Isso pode causar entupimento.

Passo 3: Lave

Após esvaziar a caixa de gordura, lave o conteúdo das superfícies com água em temperatura ambiente, uma esponja e sabão. Faça o mesmo para a tampa.

Passo 4: Feche a caixa de gordura

Depois que tudo estiver devidamente limpo, você pode instalar as peças removidas da graxeira no lugar. Certifique-se de que eles estão no lugar e certifique-se de que a tampa esteja bem fechada. A correta montagem do equipamento é essencial para o bom funcionamento do sistema hidráulico.

Passo 5: Anote a data

Uma sugestão simples, mas que faz muito sentido, é anotar a data da limpeza e agendar a próxima manutenção. Então você planeja fazer manutenção preventiva para evitar asfixia devido a canos entupidos.

Vale lembrar também que os depósitos de gordura poluem muito o meio ambiente. Portanto, nunca descarte este material no lixo comum. Procure uma empresa autorizada para recolhê-lo e proceder ao descarte adequado.

Saiba mais: Para onde vão os resíduos depois que o poço está vazio?

Como saber se a caixa de gordura está entupida

O entupimento da caixa de gordura não acontece da noite para o dia. O encanamento geralmente mostra sinais de que algo está bloqueando a passagem das caudas. Preste atenção neles:

  • Fedor vindo do esgoto;
  • O fluxo de água demora mais do que o normal;
  • Bolhas quando a água desce;
  • Devolução de resíduos da canalização para a pia;
  • O material orgânico flui para fora da graxeira.

Se você notar algo errado, limpe a caixa de gordura imediatamente. Agora, se o problema persistir, pode haver outros pontos entupidos no tubo. Em tais situações, uma limpeza profissional com jato de água é uma boa saída. Siga o link abaixo para mais detalhes.

Saiba mais: Explicamos o que é jateamento de água e para que serve

Como limpar a caixa de gordura

O processo de limpeza de uma graxeira é basicamente o mesmo que limpá-la. Em qualquer caso, você deve entender a causa do entupimento do tubo.

Talvez a caixa de gordura seja muito pequena para a quantidade de resíduos gerados. Ou é a manutenção do encanamento que está fora do circuito.

Portanto, tente prestar atenção a esses detalhes. Canos entupidos não só causam danos materiais, mas também representam um perigo para a saúde pública. Isso ocorre porque uma caixa de gordura transbordando contém vários patógenos e também atrai pragas, como baratas e ratos.

Se tiver dúvidas sobre o que fazer, procure ajuda profissional. Uma equipe dedicada a limpeza de caixa de gordura assim como limpezatal como desserviço, possui equipamentos especiais para sucção de matéria orgânica. Esta é a garantia de um serviço rápido e eficiente.

Entre em contato conosco e solicite um orçamento gratuito. Atendemos em todo o Rio Grande do Sul.

Ou entre em contato conosco clicando no botão abaixo e solicite orçamento grátis!

quero falar com um especialista

Gostou? Então compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp

Desentupidora Zona Sul é um grupo preparado para prestar serviços de desentupimentos e manutenção hidráulica em todo o estado do Rio Grande do Sul.