Atendimento 24 horas

Porto Alegre

SERVIÇOS DE EMERGÊNCIA 24*7

(51)99802-4242

Entenda como desentupir uma pia de forma fácil e rápida

DESENTUPIDORA PORTO ALEGRE ZONA SUL

Para qualquer habitante, uma pia de cozinha da qual a água não escoa é uma visão sombria. Quando a água se acumula e o balcão fica cheio de louças que precisam ser lavadas, muitas vezes as pessoas se perguntam qual é a melhor maneira de limpar a pia.

Na maioria dos casos, os canos entupidos são devidos a uma combinação de produtos residuais, como óleo vegetal, restos de comida e outros produtos. Esses materiais acabam presos logo abaixo do ralo, obstruindo parcial ou totalmente a passagem da água.

É tentador – e caro – pegar o telefone e chamar um encanador para resolver o problema. Mas antes de fazer isso, confira este artigo para obter dicas básicas para limpar seu encanamento.

Quais produtos podem ser usados?

Você pode detectar um bloqueio futuro na pia da cozinha quando o ralo estiver lento ou a água se acumular na pia. Um cano entupido não desaparecerá sozinho e exigirá atenção imediata para evitar que o problema se agrave.

Felizmente, com produtos baratos encontrados em todas as cozinhas, você pode limpar sua pia em menos de uma hora. Independentemente do método escolhido, nunca alcance o encanamento.

Confira as melhores dicas abaixo!

Água fervente

Esta é a solução mais simples de todas, o que a torna a melhor opção para uma primeira tentativa. Enquanto espera o aquecimento, tente aproveitar ao máximo a água parada na pia usando um copo.

Em seguida, despeje a água quente e espere alguns minutos. Se a água ainda estiver parada na pia sem se mexer, repita o procedimento mais algumas vezes. Este método geralmente elimina quase todos os bloqueios.

Sal e água fervente

Como na tentativa anterior, remova o máximo possível de água parada da pia. Em seguida, despeje meia xícara de sal de mesa no ralo antes de derramar água fervente. Aguarde alguns minutos para ver se a purga ocorreu.

Vinagre e bicarbonato de sódio

Remova a água parada novamente. Despeje cerca de uma xícara de bicarbonato de sódio no ralo da pia, seguido por uma xícara de vinagre de maçã. Essa mistura fará com que as bolhas se formem.

Quando este efeito desaparecer, cubra e espere 15 minutos. Depois disso, encha com água quente para ver se o bloqueio foi removido. Repita se necessário.

Bicarbonato de sódio e sal

O bicarbonato de sódio também pode ser usado junto com o sal de mesa. Misture uma xícara de bicarbonato de sódio com meia xícara de sal e despeje no ralo. Cubra o ralo e deixe a mistura por uma hora. Em seguida, despeje a água fervente. Se não funcionar na primeira vez, repita o processo.

desentupidor de pia

O segredo para usar um pistão é criar sucção e aplicar pressão. Coloque o desentupidor na pia até que fique parcialmente submerso, cobrindo completamente o ralo. Faça movimentos rápidos e fortes, bombeando para cima e para baixo.

Após 20 segundos de movimento, retire o pistão. É possível que durante este movimento, alguns resíduos saiam do dreno sob pressão. Limpe-os antes de continuar o processo até que o bloqueio seja completamente eliminado.

limpe o fio

A ferramenta é útil para limpar bloqueios que podem estar presos no encanamento. No entanto, você precisará remover o sifão sob a pia da cozinha para expor o cano atrás da parede do armário da pia. É aqui que você inserirá o fio para tentar quebrar o bloqueio.

Soda cáustica

Este método é amplamente utilizado em residências brasileiras, mas se usado incorretamente, pode agravar bloqueios, causar queimaduras humanas e corroer encanamentos, causando infiltrações.

Despeje a quantidade indicada na etiqueta do produto no ralo e adicione um pouco de água fria, tomando cuidado para não derramar a soda cáustica. Deixe a solução agir por alguns minutos e depois adicione 1 litro de água fervente. Verifique se o tubo está obstruído despejando mais água quente.

Encanador

Se todas as opções acima falharem, entre em contato com o proprietário do condomínio e marque uma chamada de encanador. O problema pode não estar apenas no seu aparelho, é necessário um serviço especializado para corrigi-lo.

Como evitar o entupimento da pia?

A melhor maneira de evitar ralos lentos ou entupidos é prestar atenção ao que você coloca na pia da cozinha. Gordura, borra de café, ossos, cascas, pedaços de carne, macarrão, arroz e outros restos de comida são as principais causas dos bloqueios.

Quando esses resíduos endurecem dentro do encanamento, formam uma crosta que pode impedir completamente a passagem da água. Alguns desses materiais se acumulam lentamente ao longo do tempo, enquanto outros de repente entopem quando caem no ralo. Portanto, é muito importante evitar que algum desses objetos caia no ralo da pia.

O óleo de cozinha, um dos principais vilões, pode ser armazenado em garrafas PET para posterior descarte. Antes de lavar a louça, raspe a louça e jogue o resto da comida na lixeira. O uso de ralos de pia com filtros também ajuda a evitar que resíduos sólidos entrem no sistema de encanamento.

Uma alternativa à soda cáustica é o uso de biorremediadores. Em vez de substâncias ácidas, utilizam-se bactérias, fungos, algas e espécies vegetais capazes de metabolizar, imobilizar ou absorver compostos tóxicos do meio ambiente, como gorduras, proteínas e açúcares. Além de ser ecologicamente correto, o biorremediador não corrói tubulações.

Como sua ação é lenta, deve ser usado mais como preventivo do que como solução para um problema de bloqueio. Ao aplicar o produto regularmente, você pode manter os canos limpos, além de reduzir o cheiro desagradável na pia e o aparecimento de formigas e outros insetos.

Seguindo essas dicas, você pode alterar significativamente a frequência de bloqueios em seu encanamento. Ao aprender a desentupir sua pia e evitar que o problema volte a ocorrer, você pode reduzir custos e garantir que seu sistema de encanamento esteja funcionando corretamente.

Quer saber mais sobre como limpar a pia do seu apartamento? Se quiser receber mais dicas imobiliárias, assine nossa newsletter e receba outros artigos semelhantes direto no seu e-mail!


Gostou? Então compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp

Desentupidora Zona Sul é um grupo preparado para prestar serviços de desentupimentos e manutenção hidráulica em todo o estado do Rio Grande do Sul.