Atendimento 24 horas

Porto Alegre

SERVIÇOS DE EMERGÊNCIA 24*7

(51)99802-4242

Entenda a diferença entre caixa de gordura e caixa de inspeção

DESENTUPIDORA PORTO ALEGRE ZONA SUL

Dicas culinárias | | 1º de outubro de 2014

Mulher cozinhando no fogão com parceiro atrás dela na cozinha

Caixas de inspeção e caixas de gordura são elementos importantes do esgoto doméstico, mas nem todos conhecem a função dessas unidades hidráulicas. Vale ressaltar que toda a água que flui pelas tubulações passa pelas duas caixas antes de entrar no esgoto da rua.

Ambos os tipos de caixas possuem tampas, que por sua vez precisam ser abertas regularmente para uma limpeza adequada. Além disso, devem ser acessíveis quando for necessário limpar as tubulações sem quebrar o piso para chegar à tubulação. É aqui que as semelhanças terminam, pois as funções dessas caixas são completamente diferentes.

Interessado em saber mais sobre caixas de inspeção e caixas de gordura? Então continue lendo nosso artigo e evite confusões!

Conheça a caixa de inspeção

  • O que é e para que serve: A caixa de inspeção é um pequeno recipiente coberto no qual são despejados os esgotos das áreas não lubrificadas, como banheiros e áreas de serviço. Como o nome sugere, serve principalmente para verificar, ou seja, verificar eventuais problemas ou bloqueios no caminho de água e esgoto, antes de entrarem na rede pública. Vale ressaltar que essa caixa é extremamente importante, pois é a partir dela que se revela a necessidade de manutenção da rede.

  • Princípio de funcionamento: É instalado a uma distância máxima de 25 metros da caixa de gordura e para sua inspeção basta abrir a tampa. Desta forma, você terá acesso a algumas seções do tubo e poderá manter ou limpar essas seções.

  • Como limpar: A caixa de inspeção deve ser limpa a cada seis meses. Para isso, basta levantar a tampa, verificar se o fluxo está normal e se não há plantas, detritos ou objetos obstruindo a passagem. Se houver, remova-os com uma luva. Depois é só colocar a tampa. Lembrando que se você não quiser fazer o trabalho, existem empresas que fazem o serviço.

Morena atraente limpando a cozinha

Descubra a caixa de gordura

  • O que é e o que faz: Uma caixa de gordura é um pequeno reservatório que pode conter a gordura que é jogada na pia ou vem direto da máquina de lavar louça. É muito importante instalar uma caixa de gordura nos esgotos de sua casa, pois quando a graxa esfria ela se torna um bloco muito forte que acaba se fixando na tubulação, reduzindo o espaço para a passagem da água e entupindo as tubulações.

  • Como funciona: Há um pouco de água na caixa de gordura que funciona como uma espécie de filtro de água de gordura. Quando o líquido sujo passa pelo tubo, ele entra na água e sai do lado oposto sem gordura. Como o óleo e a água não se misturam, a gordura tende a flutuar e apenas a água passa.

  • Como limpar: A limpeza também deve ser feita a cada seis meses. O processo é simples, pois basta retirar a crosta gordurosa e jogá-la no lixo orgânico. Nunca jogue resíduos gordurosos no vaso sanitário, pois eles voltarão para o sistema de esgoto.

Então, você está claro sobre as diferenças entre uma caixa de inspeção e um lubrificador? Compartilhe sua opinião conosco através dos comentários.

Etiqueta: caixa de gordura, caixa de inspeção, entenda a diferença


Gostou? Então compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp

Desentupidora Zona Sul é um grupo preparado para prestar serviços de desentupimentos e manutenção hidráulica em todo o estado do Rio Grande do Sul.