Atendimento 24 horas

Porto Alegre

SERVIÇOS DE EMERGÊNCIA 24*7

(51)99802-4242

Desentupir ralo de banheiro: aprenda como fazer

DESENTUPIDORA PORTO ALEGRE ZONA SUL

O que poderia ser pior do que um ralo de banheiro entupido? A água do banho não escorre, um cheiro desagradável se espalha pela casa, aparecem dores de cabeça. Quer aprender a limpar o ralo do banheiro e se livrar do problema? Confira nossa postagem!

Não importa o quão cuidadoso você seja, um ralo de banheiro é sempre um alvo fácil para entupimentos. Isso porque, durante o banho, cabelos e pelos descem pelo ralo e acabam enroscados nas paredes dos canos, podendo se acumular em grandes emaranhados e interromper o fluxo da água.

Além disso, há também gordura e pequenos resíduos que saem do nosso corpo durante o banho, além de sabonetes e afins, que, ao se acumularem nos pelos e pelos, impedem a passagem da água, dificultando a drenagem. mais lentamente e causar entupimento e mau cheiro.

Como evitar ralos entupidos no banheiro?

Embora não haja como evitar que esses resíduos entrem na água, alguns passos simples podem ajudar a evitar drenos entupidos.

Uma maneira é sempre que você tomar banho, retire os fios de cabelo presos no ralo e jogue-os no lixo. Não espere economizar para isso por alguns dias, pois mais fios provavelmente terão tempo para deslizar nos canos.

Também é importante que, ao limpar seu banheiro semanalmente, você sempre remova a grade do ralo e remova quaisquer fios e detritos presos dentro e ao redor do ralo. Aproveite para lavar esta malha com uma escova, água e detergente líquido. Além de ajudar a evitar entupimentos, também ajuda a manter o local limpo e a evitar maus odores causados ​​por resíduos em decomposição.

Como limpar o ralo do banheiro?

Existem alguns remédios caseiros que podem ser eficazes se o bloqueio não for mais tão ruim. Confira alguns dos que destacamos para te ajudar a resolver esse problema no seu banheiro:

Limpe o dreno com fio

A maioria dos entupimentos do ralo do banheiro é causada por detritos orgânicos, como pelos e cabelos. Portanto, para limpar, você precisará removê-los do tubo.

limpar o dreno

Como fazer?

– Pegue o fio e dobre a ponta para cima, formando um gancho;
– Retire a grelha do ralo;
– Com cuidado, coloque o fio dentro do cano e tente “pegar” os emaranhados de fios que vão se enroscar ali. Se desejar, você pode usar uma lanterna para ver melhor o interior do cano e facilitar o trabalho;
– Por fim, jogue os resíduos encontrados na lixeira e tampe o ralo novamente.

Limpe o dreno com um êmbolo

O desentupidor é sempre um grande aliado na hora da limpeza, e no caso de ralo, isso não será exceção.

Como fazer?

Drenar com água ao redor, coloque o êmbolo em cima e mova para cima e para baixo 5-10 vezes para aplicar pressão. Esta pressão deve limpar o encanamento e limpar a passagem de água.

Limpe o ralo com bicarbonato de sódio e vinagre

Bicarbonato de sódio e vinagre são muito eficazes quando se trata de lidar com obstruções mais simples causadas por detritos orgânicos.

Como fazer?

– Em um recipiente, misture meio copo de bicarbonato e a mesma quantidade de vinagre;

– Despeje a mistura em um ralo seco, cubra com um pano e espere cerca de 20 minutos para que ocorra a reação química;

– Finalize despejando um litro de água quente de uma só vez.

Sob a ação da mistura, os resíduos se desfazem e passam pela tubulação com mais facilidade, liberando a passagem da água.

Cuidado com os produtos químicos

Cuidado com produtos químicos! Muitos tutoriais online apontam para o uso de produtos como soda cáustica para limpeza. No entanto, esses produtos tendem a ter formulações muito fortes que podem causar queimaduras e piorar ainda mais as situações de entupimento, por isso não são indicados para essa finalidade.

Leia nosso post sobre o assunto: A soda cáustica realmente ajuda na limpeza de ralos?

E se não funcionar?

Se mesmo após realizar esses procedimentos, a água não escoar normalmente, isso provavelmente é um sinal de que o bloqueio já está em um nível mais grave. Portanto, é aconselhável que você solicite uma visita a um desentupidor especializado.

Os encanadores têm o equipamento necessário para lidar de forma rápida e eficiente com problemas de entupimento sem danificar sua tubulação.

Se você é de Curitiba ou da Região da Capital, nós da Desentupidora Giracano podemos te ajudar! Contacte-nos e solicite uma visita sem compromisso.

Leia também: Como tirar cheiro de esgoto do banheiro da maneira mais fácil

Gostou deste conteúdo e quer saber mais sobre temas relacionados? Então assine nosso blog e Facebook!

Gostou? Então compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp

Desentupidora Zona Sul é um grupo preparado para prestar serviços de desentupimentos e manutenção hidráulica em todo o estado do Rio Grande do Sul.