Atendimento 24 horas

Porto Alegre

SERVIÇOS DE EMERGÊNCIA 24*7

(51)99802-4242

Decorlux

DESENTUPIDORA PORTO ALEGRE ZONA SUL

Cada casa tem uma coisa em comum: a frequência com que os ralos ou canos ficam entupidos. De vez em quando, com o acúmulo de gordura, cabelo e outros resíduos, o encanamento fica entupido e isso tem que ser tratado.
Existem muitas dicas sobre o que fazer se você encontrar uma pia ou ralo entupido, mas nem todas funcionam. É por isso que destacamos cinco truques para ajudá-lo a resolver esse problema de forma rápida e eficaz.

Dica 1: Bicarbonato de sódio e vinagre

Bicarbonato de sódio e vinagre, uma das receitas caseiras de limpeza de cachimbo mais usadas, não é totalmente confiável, dependendo do material que precisa ser dissolvido. Esse método costuma ser mais eficaz para problemas de acúmulo de gordura.
Como fazer:

  • Retire toda a água da pia (ou tanque);
  • Adicione 1 xícara de bicarbonato de sódio e 2 xícaras de água fervente, espere um pouco, adicione mais 1 xícara de bicarbonato de sódio e 1 xícara de vinagre e feche o ralo;
  • A mistura produzirá um efeito efervescente para desentupir o ralo. Quando o chiado parar, adicione mais 2 xícaras de água fervente;
  • Você pode usar sal em vez de vinagre: a combinação de bicarbonato de sódio e sal é abrasiva, o que significa que vai corroer qualquer coisa que cause bloqueios.

Veja também: Como ter belas plantas de interior.

Dica 2: Detergente

Se o bloqueio for causado por sujeira ou falta de manutenção, você pode usar seu detergente comum para resolver o problema. Siga os passos:

  • Retire toda a água da pia;
  • Coloque um pouco de detergente e água fervente;
  • Deixe-o desbloquear. Você pode repetir o processo se necessário.

Dica 3: Materiais Especiais para Limpeza de Tubos

Pode parecer óbvio, mas pistões regulares dão bons resultados. Eles são projetados para limpar com facilidade e eficácia bloqueios em vasos sanitários, ralos e pias sem danificar seu encanamento.
Se você não tem um desentupidor em casa e precisa fazer o trabalho rápido, temos uma dica bônus: encontre uma garrafa PET vazia, corte-a ao meio e insira um cabo de esfregão ou esfregão no gargalo da garrafa.
Para usar seu novo desentupidor caseiro, basta pressionar a garrafa (orifício maior) contra o cano, vaso sanitário ou ralo que deseja desentupir. A pressão do ar empurrará para fora o objeto que está entupindo o tubo.

Veja também: Qual é o melhor momento para reformar?.

Dica 4: Fio Fio

Outra dica é usar arame, inserindo-o no encanamento e usando movimentos de empurrar e puxar para mover itens entupidos. Para esta tarefa, o fio deve ser longo e forte.
Seja muito paciente ao tentar remover itens. Talvez alguns resíduos estejam em locais de difícil acesso e não haja fio suficiente.

Dica 5: Desmonte o encanamento

Finalmente, se você estiver tendo problemas para limpá-lo, considere desmontar o cano para corrigir o problema.
No caso de uma máquina de lavar louça, você tem fácil acesso, mas certifique-se de fechar a torneira e esvaziar a pia antes de começar.

Veja também: Como instalar tomadas e interruptores.

Como evitar canos entupidos

É sempre bom lembrar que o melhor conselho para que o encanamento da sua casa funcione corretamente é a prevenção.
Não descarte os resíduos em pias, ralos e principalmente vasos sanitários. Outra boa dica de prevenção é despejar um pouco de água fervente nos canos pelo menos uma vez a cada 15 dias para derreter a gordura acumulada. Esse procedimento proporciona mais tranquilidade e reduz o tempo entre um bloqueio e outro.
Se, após seguir os procedimentos deste texto, você ainda não conseguir desobstruir seu encanamento, não hesite em contatar um encanador experiente que saiba como desentupir um cano sem danificar outras instalações.
Gostou do nosso conteúdo de hoje? Fique ligado para mais dicas como essa! Aproveite e leia nosso artigo sobre 8 reformas em casa que você mesmo pode fazer.

Compartilhe este artigo em suas redes sociais


Gostou? Então compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp

Desentupidora Zona Sul é um grupo preparado para prestar serviços de desentupimentos e manutenção hidráulica em todo o estado do Rio Grande do Sul.