Atendimento 24 horas

Porto Alegre

SERVIÇOS DE EMERGÊNCIA 24*7

(51)99802-4242

Como limpar uma caixa de gordura

DESENTUPIDORA PORTO ALEGRE ZONA SUL

Você provavelmente já sabe que um caminhão de lixo leva o lixo seco toda semana. Mas e a gordura? cozinha? Porque neste caso, muitas pessoas ainda pensam que seu destino é cair direto no cano de esgoto. Mas no meio do caminho há sempre uma caixa de gordura, um recipiente que recolhe a maior parte dos restos gordurosos da habitação. Tem dúvidas sobre como funciona a caixa de gordura e quer saber como limpá-la? Então acompanhe nosso texto:

O que é uma caixa de gordura?

Projetadas para reter a maior parte da gordura da pia antes de entrar no ralo, as caixas de gordura funcionam como filtros, geralmente feitos de concreto ou PVC. Assim, ao descer pelo tubo de drenagem, a água gordurosa entra por um lado da caixa e sai pelo outro, sem resíduos de graxa. Como os óleos não se misturam com a água, o processo de separação se torna muito simples: a gordura flutua para a superfície, enquanto o restante do líquido geralmente escoa para o cano de esgoto.

Quando você deve limpar?

A caixa de gordura deve ser limpa em média a cada 2 meses ou, principalmente, quando necessário. Se você quiser evitar o entupimento, é recomendável que você faça pelo menos uma limpeza manual toda semana. Se por um motivo ou outro você não puder ou não quiser fazer a limpeza sozinho, contrate uma empresa especializada!

Como limpar a caixa de gordura?

Confira nosso guia passo a passo para limpar sua caixa de gordura em casa:

  • Antes de tudo, encontre uma caixa: no apartamento geralmente fica embaixo da pia e na casa – na rua, mas sempre ao lado da cozinha.
  • Abra a tampa da caixa de gordura: procure caixas de gordura que devem ser firmes e ter uma textura oleosa – sim, o cheiro será desagradável, mas isso faz parte do processo.
  • Retire toda a gordura e coloque em um saco plástico forte para amarrar e descartar depois.
  • Finalize a limpeza com um pouco de água quente e um desengordurante, deixando agir pelo tempo recomendado na embalagem. Em seguida, cubra a caixa novamente.
  • Por fim: em hipótese alguma não jogue gordura no vaso sanitário, sabe? Ao fazer isso, você não apenas perde o trabalho realizado, mas também corre o risco de entupir o cano! É melhor sempre descartar esse resíduo gorduroso no lixo orgânico.

Que outros cuidados tomar?

Alguns cuidados de rotina podem contribuir muito para o bom funcionamento da caixa de gordura, evitando que ela transborde devido ao excesso de resíduos. Verificar:

  • Não deixe os restos de comida escorrerem pelo ralo da pia, pois eles se juntarão à graxa na lixeira e podem entupir facilmente os canos.
  • Não jogue a borra de café no ralo, pois embora as partículas sejam pequenas, seu destino também deve ser o lixo orgânico.
  • Tente secar os pratos sujos com uma toalha de papel antes de lavá-los. Esse processo ajuda a remover gordura e resíduos de alimentos da louça, evitando que eles entrem nos canos.

Você já viu como com apenas atenção e um pouco de paciência é muito mais fácil evitar imprevistos em relação ao seu instalações domesticado? Você já teve problemas com sua caixa de gordura? Você limpa regularmente? Deixe um comentário aqui e compartilhe sua experiência conosco!

Casa Show - Guia de Pequenos Reparos - Parte 1 Alvenaria


Gostou? Então compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp

Desentupidora Zona Sul é um grupo preparado para prestar serviços de desentupimentos e manutenção hidráulica em todo o estado do Rio Grande do Sul.