Atendimento 24 horas

Porto Alegre

SERVIÇOS DE EMERGÊNCIA 24*7

(51)99802-4242

Como funciona a caixa de gordura? Saiba tudo sobre ela

DESENTUPIDORA PORTO ALEGRE ZONA SUL

Quase ninguém sabe a importância de uma caixa de gordura. Você é uma dessas pessoas? Aqui você vai aprender tudo sobre ela. Para começar, saiba que todo imóvel deve ter, essa é a lei.
Este tanque deve atender às especificações da norma (NBR 8160) emitida pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Veja como fazer uma caixa de gordura doméstica unifamiliar padrão com um volume mínimo de retenção de 18 litros:

  • As caixas podem ser de PVC, concreto ou tijolo e devem ter tampas removíveis;
  • A seção transversal pode ser retangular ou redonda;
  • Faça um furo de 80 cm x 60 cm x 80 cm (comprimento x largura x profundidade) próximo à pia da cozinha;
  • Faça uma base de concreto simples com uma linha 1:3:3 (cimento, areia, brita) de 8 cm de altura;
  • Levantar as paredes com tijolos maciços re-cozidos com no máximo 10 centímetros de altura;
  • Faça uma laje de concreto simples ou ardósia para a parede do sifão. Dimensões da parede 30 cm x 37 cm x 2 cm.
  • Coloque a placa nas paredes a uma distância de 13 centímetros da saída da caixa de gordura. O revestimento interno da caixa com uma massa forte (argamassa de cimento-areia, mistura 1: 3).
  • Suba as paredes da caixa, começando por baixo, até atingir 32 centímetros;
  • Coloque um tubo de 100 mm, que deve ir para a caixa de visualização;
  • Suba mais 5 cm nas paredes e coloque a 37 cm do fundo da caixa de tubos de 50 mm. Isso tudo para tirar água da pia da cozinha;
  • Suba as paredes mais 10 centímetros. Coloque uma tampa de concreto ou ardósia na menor parte da caixa;
  • Suba as paredes ao longo do lado mais comprido da caixa até chegar ao nível do solo;
  • Aterre as laterais da caixa de gordura. Coloque a tampa removível no lado maior;
  • O fundo e as laterais da caixa devem estar muito bem vedados;
  • Adicione água até transbordar e espere 15 minutos. Se não houver vazamentos, continue aterrando as laterais.

Como funciona?

Uma caixa de gordura é um dispositivo entre um cano de pia de cozinha e uma rede de esgoto ou fossa. Sua função é evitar que a graxa se misture com a água. Água e gordura vão em uma caixa. Por ser mais leve, a gordura flutua enquanto a água fica por baixo. O que separa a água da gordura é o furo na caixa que escoa a água para o cano de esgoto.gaveta de gordura da pia

Para realizar esta separação, a caixa de gordura deve ser limpa a cada três meses. Esta manutenção pode ser feita manualmente. Você retira a tampa da caixa de gordura, retira o aspecto amarelado e a gordura dura e amanteigada com uma colher, coloca em um saco plástico e joga no lixo geral. A limpeza está completa quando apenas água permanece na caixa de gordura. A limpeza manual é a mais recomendada. O trabalho leva apenas 20 minutos.

Existem também produtos especiais à base de enzimas. Esses produtos contêm compostos biológicos que dissolvem óleos, além de gorduras animais e vegetais. As enzimas são ecologicamente corretas e são apenas para fins de manutenção. Você mistura 50 gramas ou quatro colheres de sopa em 5 litros de água, mistura bem e despeja 95% dessa mistura no ralo da pia da cozinha e o restante (farelo inferior) no vaso sanitário e dá descarga. Faça o procedimento uma vez por mês e não haverá problemas. As empresas de encanamento também estão fazendo seu trabalho.

A conversão de gordura em água e dióxido de carbono por microrganismos naturais seria uma solução natural. Remédios caseiros não funcionam. Esqueça a água quente e a lixívia. A água quente pode atingir a caixa de gordura ainda mais quente e agravar a situação. O refrigerante até dilui a gordura, mas os detritos endurecem novamente.

Mas quem não sabe servir, não limpa a caixa de gordura há meses. O relaxamento faz com que a gordura entupa o encanamento porque o óleo gruda como cola. Mau cheiro, drenagem lenta, transbordamento e reprodução de insetos são problemas associados a uma caixa de gordura entupida.

Para bloqueios graves…

Se quem faz a manutenção da caixa de gordura está entupido, imagina quem não toma cuidado. Neste caso, medidas extremas são necessárias. Você pode fazer um tratamento de choque à base de enzimas. Veja como fazer:

  • Coloque 150 gramas (6 porções) de enzimas em 5 litros de água. Misture bem e deixe por duas horas;
  • Limpe a caixa de gordura manualmente conforme descrito no segundo parágrafo.
  • Após a limpeza, agite a solução aquosa com enzimas e coloque na caixa de gordura;
  • Ao notar que o bloqueio foi desobstruído, aplique 50 gramas (2 doses) de enzimas diariamente, misture bem e despeje 95% dessa mistura no ralo da pia da cozinha, e o que sobrar (farelo) no vaso sanitário e dê descarga;
  • Repita o processo acima semanalmente e depois a cada mês como manutenção.

Você vê como é importante? Cuide da caixa de gordura e evite problemas. Mas se houver problemas, a Abaiti Desentupidora Curitiba resolve!

 

Gostou? Então compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp

Desentupidora Zona Sul é um grupo preparado para prestar serviços de desentupimentos e manutenção hidráulica em todo o estado do Rio Grande do Sul.