Atendimento 24 horas

Porto Alegre

SERVIÇOS DE EMERGÊNCIA 24*7

(51)99802-4242

Como Desentupir Vaso Sanitário Como Um Encanador? » Ribeira Dedetizadora e Desentupidora

DESENTUPIDORA PORTO ALEGRE ZONA SUL

Você tem dúvidas sobre como desentupir um vaso sanitário? Muitas pessoas enfrentam esse problema em casa e querem resolvê-lo desobstruindo o vaso sanitário.

Se você é um deles, saiba que existem várias formas de resolver um problema de entupimento e voltar a ter um banheiro funcionando perfeitamente em casa e com baixo custo.

Você quer saber como? Então continue lendo esse post e confira algumas dicas e técnicas para desentupir seu vaso sanitário como um encanador.

O que pode causar um vaso sanitário entupido?

Antes de mostrarmos como desentupir um vaso sanitário, é importante entender o que pode estar causando esse problema. Esta situação pode surgir por vários motivos, por exemplo:

  • As pessoas que usam o banheiro jogam muito papel higiênico no vaso sanitário;
  • Os canos formaram pedaços de gordura, que agora obstruem a passagem;
  • O vaso não fornece fluxo suficiente para remover o resíduo e eles param no meio do caminho;
  • Algum tubo está bloqueado;
  • problemas estruturais.

Acontece que para evitar que seu vaso entupa e cause dores de cabeça desnecessárias, é importante cuidar dele diariamente. Os sistemas de esgoto no Brasil não são como os estrangeiros.

Portanto, não é recomendado jogar papel higiênico ou outros itens semelhantes no vaso sanitário, pois podem causar entupimento.

Além disso, é necessário adicionar produtos de limpeza periodicamente à água do vaso sanitário. Isso se deve ao fato de que, como em qualquer outro tubo, depósitos de gordura podem se formar no tubo de esgoto ao longo do tempo.

08 Dicas e métodos para limpar um vaso sanitário

Existem várias formas de desentupir um vaso sanitário, e abaixo listamos alguns dos métodos e técnicas caseiras que você pode colocar em prática para se livrar do problema de forma rápida e sem complicações. Verificar:

1. Como limpar o banheiro com um desentupidor

Uma das maneiras mais fáceis e eficazes de desentupir um vaso sanitário é usar um desentupidor de borracha tradicional em forma de sino. Com ele, você pode aplicar mais pressão na água, fazendo com que qualquer sedimento que bloqueie a passagem seja empurrado e siga seu caminho.

Usar este alvo é bastante simples. Mergulhe a parte de borracha e coloque-a sobre a saída de água. O ideal é que cubra completamente o local para obter uma melhor vedação.

Em seguida, comece a empurrar o objeto em um movimento para cima e para baixo para colocar mais pressão no buraco.

Recomenda-se usar luvas e roupas velhas durante o processo. Isso ocorre porque muita água vai espirrar. Além disso, deixe panos de chão por perto para secar o piso e evitar acidentes.

Ao utilizar esse método, é interessante colocar em prática algumas dicas para garantir a eficiência.

  • Ao mergulhar o desentupidor pela primeira vez, faça-o lentamente, caso contrário a água respingará em todo o banheiro;
  • O pistão afundará com ar dentro. Idealmente, você deve ser capaz de manter esse ar dentro, pois exercerá pressão. Se necessário, remova e recoloque o objeto várias vezes para manter a pressão;
  • Tenha paciência, você terá que fazer muitos movimentos para remover quaisquer detritos que interfiram na passagem.

2. Use uma combinação de bicarbonato de sódio e vinagre.

Outra maneira de desentupir um vaso sanitário sem chamar um encanador que você pode usar é o truque do bicarbonato de sódio e vinagre.

Este é um método que é usado constantemente em pias e ralos de banheiro, pois ajuda a remover resíduos, além de quebrar os depósitos de gordura que podem ter se formado no ralo.

Para fazer isso, tudo o que você precisa fazer é despejar três colheres de sopa de bicarbonato de sódio em um vaso e depois adicionar uma xícara de vinagre. Esses dois componentes causarão uma reação química que deve quebrar quaisquer obstruções que possam estar causando o bloqueio.

3. Como limpar o banheiro com um fio

Outra maneira de desentupir o vaso sanitário é usar arame. Você pode encontrar esse tipo de item em qualquer empresa de construção.

Primeiro você precisa enrolar um pedaço de pano ou até mesmo fita isolante em torno de uma extremidade do fio. Desta forma, você pode afastar quaisquer obstáculos que estejam no tubo. No entanto, tome cuidado para não fazer um acessório muito grosso que não passe pelo tubo do vaso.

Em seguida, comece a inserir o fio no orifício e empurre-o lentamente, tomando cuidado para ajustar o fio ao formato do encanamento.

Mais importante ainda, use luvas de borracha durante todo o processo para proteger suas mãos. Além disso, lembre-se de não aplicar muita força no fio, pois isso pode quebrar ou prender um objeto no encanamento, criando outro problema.

4. Prepare uma mistura de limpeza de água fervente, bicarbonato de sódio e vinagre.

Misturas caseiras sempre ajudam nessas situações. Isso porque eles ajudam a destruir os resíduos que entopem o canal do vaso sanitário. Neste caso, você não precisa usar outros equipamentos.

Aqui a mistura é muito simples. Deve começar por aquecer meio litro de água até ferver.

Em seguida, adicione cuidadosamente o vinagre. Idealmente, para cada meio litro de água você precisa colocar uma xícara de vinagre.

Em seguida, coloque algumas colheres de bicarbonato de sódio diretamente no vaso sanitário entupido e, em seguida, despeje cuidadosamente a mistura de água fervente e vinagre diretamente no bicarbonato de sódio.

Assim que você adicionar as substâncias, elas começarão a espumar, o que é um bom sinal. .

Ao usar água fervente, é importante ter cuidado. O ideal é se já houver um pouco de água dentro do vaso, caso contrário corre-se o risco de quebrar a porcelana do item.

Se preferir drenar o vaso para aplicar a mistura, espere até que a água esteja quente ao invés de fervendo.

5. Deixe a mistura de bicarbonato de sódio e vinagre no vaso durante a noite.

Dependendo do tamanho do bloqueio no vaso sanitário, pode ser necessário deixar a mistura de bicarbonato de sódio e vinagre no vaso sanitário durante a noite para desobstruí-lo. Assim, durará mais, eliminando os resíduos de forma gradual e completa.

Tudo o que você precisa fazer é drenar o objeto e adicionar duas xícaras de vinagre e uma xícara de bicarbonato de sódio.

Esses dois componentes responderão. Em seguida, deixe-os ligados a noite toda.

Se esta opção funcionar, toda a mistura deve sair da panela pela manhã. Mas primeiro, idealmente, faça um teste dando descarga no vaso sanitário.

Se a água sair normalmente, o método funcionou perfeitamente. Mas, se ainda não tiver drenado, o ideal é repetir o processo.

É importante notar que esta técnica só funciona para gordura corporal e outras obstruções. No caso de um bloqueio devido a um objeto sendo jogado no vaso sanitário, como um brinquedo, você precisará usar um fio com gancho para puxar o objeto para fora.

Só assim o vaso voltará a funcionar corretamente.

6. Como desentupir um vaso sanitário com um limpador químico

Em muitos casos, para realmente desentupir um vaso sanitário, você precisa usar produtos químicos um pouco mais fortes. Atualmente, você pode encontrar vários desses produtos de limpeza em supermercados, lojas de ferragens e lojas especializadas.

Este método é mostrado como último recurso. Isso ocorre porque eles são muito perigosos e alguns são até tóxicos para pessoas e animais de estimação.

Além disso, dependendo da composição, o produto pode causar corrosão de tubos, principalmente os antigos.

É importante lembrar que esta opção também não é mostrada com obstáculos duros, ou seja, objetos que caíram no cano.

Outra preocupação é usar apenas determinados produtos de banho.

Antes de tudo, coloque luvas de proteção de borracha e, se possível, também uma máscara e óculos de proteção. Assim você evitará possíveis acidentes.

Em seguida, leia as instruções no rótulo e coloque a quantidade indicada no vaso. Agora espere o limpador químico ligar.

Para melhores resultados, você também pode usar um êmbolo após algumas horas. Mas o ideal é não fazer isso imediatamente após a aplicação do produto, pois você pode respingar em áreas sensíveis da pele.

7. Use um aspirador de pó úmido/seco

Usar um aspirador de pó úmido/seco, que nada mais é do que um aspirador que pode ser usado na água, também é uma alternativa para limpar o vaso sanitário. Geralmente é dado quando todos os outros métodos anteriores falharam.

É importante ressaltar aqui que o equipamento deve ser projetado especificamente para uso em água. Um aspirador de pó tradicional não pode fazer o mesmo trabalho e você ainda pode estragar o equipamento se tentar usá-lo no banheiro.

Comece esvaziando a águia do vaso usando a opção de vácuo do item. Em seguida, coloque a extremidade da mangueira de vácuo no orifício do vaso sanitário e empurre-a alguns centímetros no orifício.

O ideal é usar uma mangueira bem flexível neste momento, em vez de qualquer acessório, pois ela pode ficar presa na carcaça.

Agora coloque uma toalha velha ao redor do buraco para cobrir completamente a saída. Assim, você cria uma espécie de vácuo.

Em seguida, ligue o aspirador e deixe-o fazer todo o trabalho. Ele geralmente consegue remover facilmente quaisquer sobras.

É importante, após esse processo, fazer uma limpeza completa do item.

8. Limpe o banheiro com uma cobra de encanamento.

Uma cobra de encanamento é o nome dado a uma ferramenta específica de limpeza de banheiro usada por encanadores.

É essencialmente uma bobina de fio flexível que pode se adaptar a todas as curvas de encanamento sem danificar porcelana ou tubos. Você pode encontrar esse tipo de objeto em lojas de ferragens ou especializadas em itens de banheiro.

Comece colocando a ponta do fio do objeto na abertura do vaso. Em seguida, comece a empurrar até sentir que ele atingiu algum tipo de obstáculo.

Agora segure a alça localizada na outra extremidade do objeto e comece a girar. O objetivo aqui é quebrar a barreira que impede a passagem da água.

A limpeza do bloqueio pode levar vários minutos.

Em seguida, enxágue para garantir que a água seja drenada em uma taxa normal. Se assim for, basta dar descarga no vaso sanitário e pronto.

É importante notar que se, ao tentar quebrar o obstáculo com a alça, você sentir que está muito difícil, indicando um objeto, e não apenas restos de resíduos e fezes, é melhor não usar esse objeto.

Em tal situação, você terá que tentar retirar o item ou chamar um encanador para que ele possa usar ferramentas especiais para retirar o item sem danificar os canos.

Conclusão

Se nenhum dos métodos acima para desentupir o vaso sanitário estiver funcionando, é melhor entrar em contato com um profissional. Isso porque o problema pode ser estrutural e mais grave e exigirá atendimento especializado.

É permitida a reprodução parcial ou total deste conteúdo em outros sites e/ou blogs, desde que indicada a fonte. – Fonte: Ribeira lutador – https://www.ddribeira.com.br/

Como desentupir um vaso sanitário como um encanador?

Gostou? Então compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp

Desentupidora Zona Sul é um grupo preparado para prestar serviços de desentupimentos e manutenção hidráulica em todo o estado do Rio Grande do Sul.