Atendimento 24 horas

Porto Alegre

SERVIÇOS DE EMERGÊNCIA 24*7

(51)99802-4242

Como desentupir ralo de banheiro? Confira dicas infalíveis! – Cada Casa Um Caso

DESENTUPIDORA PORTO ALEGRE ZONA SUL

17 de janeiro de 2022 – 6 minutos de leitura.A situação pode ser bastante estressante, mas a limpeza do encanamento pode ser feita com truques simples e fáceis.

Você tomou banho e a caixa virou uma piscina? Parece que o esgoto está entupido para sempre! Esta é uma situação muito frustrante, mas bastante comum, e todos nós passamos por isso em algum momento de nossas vidas. Por isso é importante saber como desentupir o ralo do banheiro.

Além de ser um grande incômodo, os ralos entupidos podem causar um mau cheiro que se espalha lentamente pela casa, fazendo com que os cabelos dos moradores fiquem em pé.

Então, se você não quer reviver aquele momento estressante, confira as principais causas de ralos entupidos e siga nossas dicas de como desentupir seu ralo e se livrar do mau cheiro para sempre!

O que causa um ralo de banheiro entupido?

A primeira coisa que você precisa saber sobre um ralo entupido é que, mesmo que você tome as medidas necessárias para limpar e desentupir o encanamento, o problema pode se repetir devido ao uso diário constante.

No entanto, pretendemos dar conselhos sobre como resolver o problema em tempo hábil. As seguintes são possíveis causas de entupimento:

Fios de cabelo

Sem dúvida, esta é a principal razão pela qual é necessário bloquear a passagem de água no ralo do chuveiro. Quem tem cabelo comprido provavelmente está acostumado, pois o comprimento dos fios afeta o entupimento.

Uma mulher está puxando o cabelo para fora do ralo do banheiro.  Há um número volumétrico de fios formando um feixe de cabelos.
(iStock)

Outro vilão que costuma entupir ralos são os cabelos. Quando caem no ralo, formam grandes aglomerados que bloqueiam o ralo, causando entupimentos no esgoto.

corpo gordo

Durante o banho, costumamos retirar os resquícios de gordura que ficam na pele, como óleo e suor. Essa graxa, misturada com sujeira que já pode estar no esgoto, vai direto para o encanamento e, em grande excesso, pode entupir os canos.

No entanto, não há como evitar esse tipo de gordura. Afinal, este é um processo natural do corpo.

resíduo de produto

Quantas vezes você encontrou pequenos pedaços de sabão presos no ralo do banheiro? Então o que é…

Quando usamos sabonete, xampu, condicionador e outros produtos para corpo e cabelo no chuveiro, alguns pedaços acabam no esgoto. Provavelmente, com o tempo, é criada uma barreira que entope completamente o encanamento.

O pior de tudo, você só vai notar o problema e até pensar em como limpar o ralo do chuveiro quando a água encher todo o espaço do chuveiro.

Como limpar o ralo do banheiro?

Uma das formas mais famosas de desentupir o ralo do banheiro é usar um desentupidor, que é fácil de encontrar em qualquer loja, e também muito fácil de manusear.

Para usá-lo, basta segurar sua varinha e pressionar o canto inferior direito sobre o ralo algumas vezes. Essa pressão criada pelo acessório ajuda a liberar a passagem da água.

Um homem usa um desentupidor no ralo do banheiro.
(iStock)

Não decidiu? Destacamos algumas receitas caseiras populares de limpeza de ralos que você pode fazer em casa sem gastar muito e com poucos ingredientes. Anote tudo:

Como limpar o ralo do banheiro com sal?

Quem diria que esse aliado da cozinha poderia ajudar nessa perring também! E o vinagre, outro elemento da culinária e também uma das principais dicas de limpeza, tem um papel aqui.

Para aprender a limpar um ralo de banheiro com sal, siga estes passos:

  • Despeje uma colher de sopa de sal no ralo;
  • Adicione um pequeno copo de vinagre branco;
  • Despeje duas xícaras de água muito quente pelo ralo;
  • Coloque um pano úmido no ralo e espere 15 minutos;
  • Ligue o chuveiro para verificar se o encanamento está limpo.

Como limpar um ralo de banheiro com bicarbonato de sódio?

O bicarbonato de sódio é outro clássico. É usado para limpar a seco o sofá, remover odores desagradáveis ​​como urina, colchão e ralo do chuveiro.

  • Jogue uma xícara de bicarbonato de sódio no ralo;
  • Despeje meio copo de vinagre branco;
  • Em seguida, despeje um pouco de água quente no ralo;
  • Tampe o ralo com um pano úmido e aguarde 15 minutos;
  • Finalmente, despeje mais água quente no ralo para limpar o canal de água e remover o excesso de bicarbonato do encanamento.

Como limpar o ralo do banheiro com bicarbonato de sódio?

Sim, é isso que você está lendo! Você pode limpar o ralo do banheiro usando o refrigerante que bebemos todos os dias. O gás refrigerante é um poderoso ingrediente químico para a limpeza de água parada em esgotos.

Se quiser apostar nesse truque, compre uma bebida mais barata para não gastar muito dinheiro. Veja como fazer:

  • Jogue 2 litros de refrigerante de qualquer marca no ralo;
  • Em seguida, despeje água bem quente para intensificar a limpeza;
  • Aguarde agir cerca de 30 minutos;
  • Ligue o chuveiro e veja se a água volta para o encanamento.

Como limpar o ralo do banheiro com um fio?

Se você tem um pedaço de fio perdido em sua casa, saiba que essa é uma maneira muito eficaz de desentupir o ralo do banheiro. Como usar facilmente:

  • Remova a parte superior do dreno;
  • Faça um gancho em uma extremidade do fio;
  • Coloque esta extremidade dobrada no ralo e mova para frente e para trás várias vezes;
  • Por fim, despeje um pouco de água fervente no ralo.

Como limpar o ralo do banheiro com meios especiais?

Prefere apostar em um método mais prático que não envolva misturas caseiras? Pois saiba que já existem produtos especiais para limpeza de ralos no banheiro. Eles trazem resultados comprovados e são muito mais seguros para sua saúde, evitando acidentes de manuseio.

Procure esses itens em lojas especializadas. Além disso, siga as instruções no rótulo e as instruções de uso antes de usá-los.

Dicas de prevenção de entupimento de esgoto

A principal dica para evitar o entupimento do ralo é observar, ou seja, após o banho, veja se há algum excesso de cabelo ou pedaços de sabão presos no ralo.

Se notar alguma coisa, recolha imediatamente os fios e resíduos do produto. O segredo é que nada se acumula nos esgotos.

Outra sugestão é incluir a limpeza de esgoto na limpeza semanal da sua casa. Para isso, retire a grelha do ralo e retire todo o cabelo, lã e restos de comida que possam estar presos ali.

Durante a limpeza, passe a escova sobre o encanamento para se certificar de que está limpo e livre de graxa nas laterais.

Todas essas medidas ajudam a evitar, além do entupimento, um odor desagradável que pode ser causado pela sujeira parada no ambiente. Afinal, ninguém merece conviver com odores indesejados nos cômodos da casa.

Dito tudo isso, você já viu que a limpeza do ralo do chuveiro e da banheira não é uma fera de sete cabeças? Com essas dicas de especialistas, você e sua família não serão mais pegos de surpresa.

Não deixe de acompanhar nossos artigos sobre limpeza e organização. Para o próximo!

Gostou? Então compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp

Desentupidora Zona Sul é um grupo preparado para prestar serviços de desentupimentos e manutenção hidráulica em todo o estado do Rio Grande do Sul.