Atendimento 24 horas

Porto Alegre

SERVIÇOS DE EMERGÊNCIA 24*7

(51)99802-4242

Como desentupir privada: faça você mesmo

DESENTUPIDORA PORTO ALEGRE ZONA SUL

Saber como desentupir um vaso sanitário pode ajudar a evitar um dos maiores problemas que podem acontecer dentro de casa. Afinal, um vaso sanitário entupido é muito inconveniente para todos os moradores. Felizmente, existem várias formas de desentupir o vaso sanitário e resolver esse problema de forma prática e rápida.

Antes de começar a limpar o banheiro de qualquer maneira que você escolher, certifique-se de colocar luvas, óculos de proteção e um protetor facial para evitar a contaminação com germes que existem no banheiro. Também é importante protegê-lo de qualquer contato direto com resíduos que entopem seu vaso sanitário ou quaisquer produtos de limpeza que possam ser perigosos. Além disso, tente ventilar o ambiente o suficiente para garantir a circulação de ar e minimizar os odores.

Aqui estão algumas dicas sobre como desentupir o vaso sanitário e evitar a recorrência do problema.

Qual é o melhor produto de limpeza de banheiro?

Para garantir um resultado eficaz em tarefas cotidianas complexas e desagradáveis, como limpar o banheiro, a primeira coisa que vem à mente é um remédio milagroso que resolverá nosso problema de uma vez por todas.

Embora existam bons limpadores de entupimento disponíveis no mercado, eles tendem a ser muito fortes e tóxicos e nem sempre funcionam como esperado. Existem alimentos que contêm bactérias e enzimas que decompõem e “eliminam” a matéria orgânica. Mas isso nem sempre é possível.

Caso opte por um desses produtos, siga as instruções de uso do fabricante e coloque-o no vaso sanitário seguindo os procedimentos e horários indicados na embalagem. No entanto, lembre-se que a melhor maneira de desentupir um vaso sanitário ainda é o bom e velho desentupidor.

Mas você sabe como desentupir um vaso sanitário com um desentupidor?

Como desentupir um vaso sanitário em 7 passos

É muito conveniente ter um desentupidor de vaso sanitário em casa para usá-lo em caso de emergência. Compre um modelo robusto que aplique muita pressão e caiba no seu vaso sanitário. Aprenda a desentupir um vaso sanitário com um desentupidor.

  1. Prevenção é melhor que a cura

    Para evitar um vaso sanitário entupido, nunca jogue tampões, fraldas descartáveis, lenços umedecidos ou papel higiênico no vaso sanitário. Mantenha sempre uma lixeira no banheiro para descarte adequado desse material e limpe o vaso sanitário pelo menos uma vez por semana.

  2. Tente não piorar as coisas

    Quando você perceber que o vaso sanitário está entupido, não dê descarga novamente. Isso pode inundar seu banheiro ou dificultar a limpeza do vaso sanitário. É melhor procurar uma solução final imediatamente.

  3. evitar vazamentos

    Antes de iniciar o processo de limpeza do vaso sanitário, feche a torneira da água do banheiro. A válvula geralmente está localizada acima do vaso sanitário.

  4. proteger o chão

    Cubra o chão com um pano ou jornal para mantê-lo o mais limpo possível, ou pelo menos ajudar a economizar tempo na limpeza posterior.

  5. Ir trabalhar

    Coloque o desentupidor dentro do vaso sanitário e certifique-se de que o elástico cubra completamente a saída de água. Pressione firme e lentamente. Se necessário, adicione mais água ao vaso sanitário usando um balde. Mova para cima e para baixo sem perder o selo. A pressão exercida pela água fará com que o bloqueio se mova. Então é mais fácil descer toda a água.

  6. descarregar

    Depois de usar o desentupidor para desentupir a saída do vaso sanitário, não se esqueça de abrir a torneira do banheiro novamente. Descarregue normalmente.

  7. Limpe o vaso sanitário e o desentupidor

    Quando o processo estiver concluído, limpe a banheira, o vaso sanitário e o desentupidor com um desinfetante antes de guardá-lo. Produtos como o Vim são projetados para ajudá-lo a limpar e higienizar facilmente um vaso sanitário inteiro, pois atinge os lugares mais difíceis de alcançar e facilita a limpeza.

Seguindo essas dicas, você provavelmente conseguirá desbloquear um vaso sanitário entupido. Se isso não funcionar, você pode aprender outros métodos adequados para desentupir o vaso sanitário. Comece com aqueles que funcionam para pequenos bloqueios e vá até outros métodos mais adequados para limpar bloqueios maiores.

Melhores métodos para cada tipo de entupimento do vaso sanitário

Como limpar o banheiro com fezes?

As fezes são compostas de matéria orgânica. Isso significa que todos os métodos que utilizam produtos como soda cáustica, alvejante ou bicarbonato de sódio e vinagre podem ser muito úteis, pois esses produtos reagem, dissolvem e quebram a matéria orgânica em pedaços menores, facilitando o enxágue.

Como limpar um vaso com um objeto dentro?

Quando há pequenos objetos que impedem o escoamento do esgoto do vaso sanitário, ou mesmo absorventes, preservativos ou fraldas descartáveis, os métodos com produtos como os citados acima não são muito eficazes.

Como os itens não se dissolvem, é melhor usar métodos de descompressão neste caso, como um êmbolo, garrafa PET, fio de cabide desmontado ou até filme plástico.

Este método dará os melhores resultados dependendo do objeto que está entupindo o vaso. O problema é que muitas vezes não sabemos exatamente o que é. É por isso que é melhor começar com métodos mais simples e naturais antes de passar para métodos químicos ou mais complexos, como chamar uma equipe de especialistas.

Como limpar um vaso com restos de comida ou óleo vegetal?

Neste caso, é melhor usar um detergente com água quente. Detergente e água quente se decompõem e dissolvem a graxa do óleo e dos alimentos jogados no vaso sanitário, fazendo com que se desprendam das paredes do cano e limpem o ralo do vaso sanitário.

Agora você tem em suas mãos um monte de técnicas diferentes que realmente resolvem se o problema for entupimento. No entanto, se, mesmo depois de experimentar esses métodos caseiros, você ainda não conseguir desentupir o vaso sanitário, é melhor não insistir mais, pois pode danificar o sistema hidráulico, o que acaba sendo um custo adicional e dor de cabeça. Nesse caso, é hora de chamar uma empresa especializada ou um profissional da área para te ajudar.

Por que o vaso sanitário está entupido?

Tão importante quanto saber como desentupir um vaso sanitário é entender o que está causando o problema em primeiro lugar.

Na grande maioria dos casos, o vaso sanitário fica entupido por mau uso, quando objetos e materiais inadequados são jogados nele, e não na lixeira. Por isso é tão importante manter uma lixeira no banheiro e estar sempre atento ao que você e sua família estão jogando no vaso sanitário. Portanto, é importante saber como limpar adequadamente o vaso sanitário.

Se você e seus familiares não estão acostumados a jogar nenhum desses materiais no vaso sanitário e ainda assim ele entope, a fossa ou cano de esgoto pode ser o problema. Nesse caso, o melhor é contratar uma empresa especializada ou um profissional da área para solucionar o problema.

Não custa lembrar: a prevenção é sempre a melhor solução.

Você quer saber mais sobre isso? Leia mais em nosso artigo sobre como limpar o banheiro de manchas amarelas.

Gostou? Então compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp

Desentupidora Zona Sul é um grupo preparado para prestar serviços de desentupimentos e manutenção hidráulica em todo o estado do Rio Grande do Sul.