Atendimento 24 horas

Porto Alegre

SERVIÇOS DE EMERGÊNCIA 24*7

(51)99802-4242

Como desentupir pia entupida com cabelo?

DESENTUPIDORA PORTO ALEGRE ZONA SUL

Fios de cabelo e ralo de pia, uma solução fácil para jogar fora os fios que caem ao escovar ou pentear o cabelo, super inofensivos… Infelizmente, é tudo o que parece, porque o problema é muito maior.

O que a maioria das pessoas não sabe é que o cabelo não combina com a água como parece. Na maioria das vezes, os fios ficam presos no cano, o que, com o acúmulo de gordura (que é liberada em nossas mãos enquanto a lavamos), causa grandes problemas de entupimento.

Tudo é muito simples, os fios se acumulam, se acumulam, e em algum momento a água simplesmente para de fluir, e pronto. A tubulação está bloqueada!

exemplo de pia com ralo não entupidoHá duas coisas que geralmente acontecem quando jogamos o cabelo na pia, ambas levam a bloqueios, mas uma difere da outra de uma maneira – um ralo!

A maioria dos ralos da pia tem algum tipo de grade, como a da foto ao lado, que serve apenas para manter as coisas fora do ralo e, ao mesmo tempo, “filtrar” alguns outros detritos, como fios de cabelo.

Muitos fios jogados na pia ficam presos nessa grelha, o que também leva ao entupimento, mas pode ser resolvido de forma mais prática.

A outra parte que tem tempo de passar ou, no caso de pias sem tal grade, se acumula dentro do cano junto com outros resíduos, objetos e graxa, causando problemas de entupimento mais sérios.

Então, vamos descobrir o que fazer em ambas as situações.

Pia entupida com cabelo (mais fácil de consertar)

Nesse caso, como mencionamos anteriormente, os fios são presos a essa malha localizada bem no início do dreno. Você pode determinar isso observando que a água diminui depois de um tempo. Resolver o problema (se só este) for bem simples, confira abaixo o passo a passo:

Você vai precisar disso:

Qualquer objeto pontiagudo, por exemplo:

    • Pode ser um garfo
    • ou torniquete
    • ou tesoura
    • Ou uma faca.

Passo a passo

Retire toda a água que ficar dentro da pia, use um pano para facilitar o processo.

Usando um objeto pontiagudo, coloque-o dentro do ralo de forma que alcance os fios presos na grelha e, como se estivesse girando ou tentando enroscar o objeto no ralo, você fará movimentos de rotação para que o objeto se agarre aos fios.

Você então puxará um item que trará consigo todos os fios presos no esgoto.

Jogue os resíduos na lixeira do banheiro e repita o processo até que todos os resíduos sejam removidos. Sabemos que é nojento, mas é a maneira mais prática e fácil de desentupir uma pia entupida.

Preparar! Se este for o único problema, sua pia estará pronta para uso e a água correrá sem problemas. Abra a torneira para ter certeza!

O que posso fazer para evitar que isso aconteça novamente?!

Obviamente, você e todos os outros na casa devem parar de jogar o cabelo na pia. Caso contrário, o problema pode continuar, além da chance de piorar, como na situação que apresentamos abaixo, que é uma realidade diferente da que geralmente acontece quando a pia fica entupida por causa dos cabelos.

Pia entupida com cabelo (mais difícil de consertar)

Como dissemos no início deste artigo, o cabelo que passa pela grelha no caso de pias com grelha, ou passa direto pela grelha no caso de pias sem grelha, fica preso no sifão ou mais fundo no cano.

Se o resíduo não estiver tão profundo dentro do cano, você pode limpá-lo com as dicas e instruções passo a passo que compartilharemos abaixo. Se você tentar e não funcionar, o problema pode ser mais profundo ou relacionado a outra coisa e o pistão precisará ser avaliado para entender e corrigir o problema.

Limpe o sifão da pia

Para limpar o sifão você vai precisar de:

  • Um par de luvas;
  • Chave ajustável (dependendo do sifão, você pode desapertá-lo manualmente);
  • vedação rosqueada;
  • balde;
  • Uma colher;
  • Saco de lixo.

Passo a passo para limpar o sifão

Use luvas para que não haja contato direto com os resíduos, pode haver mais do que apenas cabelos.

Posicione o balde embaixo do cano para que o conteúdo caia no balde e não faça bagunça.

Usando uma chave inglesa ou força manual, é necessário desenroscar o sifão ou cuba, que alguns modelos possuem.

Retire todo o conteúdo que caiu no sifão, se necessário, retire tudo com uma colher e deixe o tubo completamente limpo. Descarte todos os resíduos em um saco de lixo.

Aplique selante de rosca na extremidade do tubo ou na abertura do copo do sifão e aperte-o novamente para fechar o tubo.

Se necessário, use uma chave para apertar bem e evitar o risco de vazamento.

Preparar! Se este for o único problema, sua pia será limpa.

limpar o tubo

Para desentupir um cano, esse processo pode ser menos eficiente, pois não sabemos exatamente onde os detritos estão causando o bloqueio.

Nesse caso, você pode abrir o sifão para acesso mais próximo ou entrar no esgoto.

Você vai precisar de:

  • Saco de lixo;
  • O fio é de cerca de 1 ou 2 metros.

Passo a passo para limpar o esgoto

Lentamente, pouco a pouco, insira o fio no cano pelo ralo ou sifão e empurre-o para dentro do cano até perceber que ele atingiu os detritos que estão entupindo a pia.

Gire o fio através dos resíduos e puxe para conectar o fio e os resíduos.

Repita o processo até ver que não há mais resíduos.

Se esse for o problema, você conseguirá limpar a pia, caso contrário poderá não chegar ao lixo, ou mesmo após fazer o processo, a pia ainda ficará entupida.

Neste caso, procure o pistão para avaliar a localização. Temos atendimento 24 horas e nossa visita e avaliação é gratuita, conte conosco.

Gostou? Então compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp

Desentupidora Zona Sul é um grupo preparado para prestar serviços de desentupimentos e manutenção hidráulica em todo o estado do Rio Grande do Sul.