Atendimento 24 horas

Porto Alegre

SERVIÇOS DE EMERGÊNCIA 24*7

(51)99802-4242

Como desentupir pia da cozinha? Veja 10 truques eficientes

DESENTUPIDORA PORTO ALEGRE ZONA SUL

Mesmo com todo cuidado e higiene, resíduos de alimentos podem se acumular no ralo ou tubulação, impedindo a passagem de água. Para resolver esse problema, confira nossa coleção de maneiras caseiras de limpar a pia da cozinha.

Entupimentos podem ser evitados com hábitos simples, como cortar e limpar os alimentos no balcão e não na pia, remover resíduos de alimentos de panelas e pratos antes de lavá-los, usar filtros no ralo e nunca jogar gordura na pia. Mas se o problema já está ocorrendo na cozinha da sua casa, alguns produtos e métodos podem ajudar na limpeza da pia.

O uso de protetores (peneira) no ralo ajuda a evitar entupimentos.  (Foto: Publicidade).

Como limpar uma pia de cozinha

As sobras de alimentos causam entupimento e interferem no trabalho diário na cozinha. Confira 10 truques para desentupir sua pia:

1 – Detergente e água quente

A solução para o problema pode estar sobre a pia. Assim! Tente despejar uma mistura de detergente e 5 litros de água quente no ralo. Na ausência de detergente, o sabão em pó também dá bons resultados.

2 – Fio

Uma pia entupida pode ser reparada com arame se o acúmulo de resíduos sólidos no ralo estiver causando o problema. Pegue três fios e trança-os em uma trança. No final, crie uma espécie de gancho para retirar a sujeira. Insira o fio no ralo e faça alguns movimentos.

3- Coca-Cola

A Coca-Cola pode ajudar quando o bloqueio é devido a resíduos acumulados perto do ralo e não em outro lugar do cano. Para resolver o problema, basta despejar a bebida na pia e esperar. Como a acidez da Coca-Cola é muito baixa, pode demorar mais de cinco litros para atingir o resultado esperado.

4 – Bicarbonato de sódio e vinagre

O bicarbonato de sódio deve ser diluído em vinagre.

Este conteúdo não pode ser exibido em seu navegador.

O uso de bicarbonato é uma opção prática, pois o efeito de limpeza é alcançado quando combinado com um ingrediente muito comum na cozinha, o vinagre. Para fazer isso, basta adicionar meia xícara de bicarbonato de sódio a meia xícara de vinagre, despeje essa mistura no ralo da pia e deixe descansar por 30 minutos. Por fim, despeje dois litros de água quente na pia.

5 – sal de cozinha

Adicione uma xícara de sal ao ralo da pia. Em seguida, adicione água fervente para intensificar a limpeza. Enquanto a água está drenando, pressione o orifício de drenagem com um pano.

6 – Êmbolo de borracha

A parte de borracha deste item deve estar localizada acima do ralo da pia. Em seguida, faça movimentos confiantes de cima para baixo. Essa é uma dica que todo mundo conhece, mas não custa lembrar que em muitos casos funciona bem.

7 – Mangueira

Em muitos casos, a pia fica entupida devido a um cano entupido na parede. Para resolver a situação, é necessário recorrer a um método um pouco mais trabalhoso, cujo material principal é uma mangueira conectada a uma torneira.

Remova o sifão, insira a mangueira no tubo e use uma chave de fenda para empurrar um pano no tubo sem remover a mangueira. Conecte a mangueira e deixe a água fluir até que o bloqueio seja removido. Depois disso, passo a passo, basta desconectar a mangueira, retirá-la do cano e recolocar o sifão.

8 – Ácido clorídrico

O ácido clorídrico é um produto químico muito potente mais comumente usado como pistão em pias e vasos sanitários. Na cozinha, deve ser usado em pequenas quantidades, aproximadamente 500 ml, o ácido geralmente libera gases quando drenado para o esgoto, esses fumos podem irritar a pele e as mucosas, proteger os olhos, boca e nariz se possível. Depois de deixar o agente agir por 10 minutos, drene 1 litro de água fervente no esgoto.

9 – Borra de café

Use com cuidado o pó de café, não se esqueça de drenar a água quente no esgoto após o prazo de validade.

Este conteúdo não pode ser exibido em seu navegador.

A borra de café deve ser usada para limpar a pia com muito cuidado, jogando-a pelo ralo e depois pegar apenas água fria contribuirá ainda mais para o entupimento. O segredo é umedecer o café moído (1 colher de sopa) e jogá-lo no ralo da pia, em seguida, despeje 1 litro de água quente no ralo, se necessário, despeje água quente novamente após uma hora.

10 – soda cáustica

A soda cáustica é um limpador de pia comumente usado, mas deve-se tomar cuidado ao manuseá-la, pois é altamente corrosiva.

Prepare 1 litro de refrigerante, evitando o contato com a pele. Despeje em um ralo da pia da cozinha e deixe descansar por alguns minutos. Enquanto a soda cáustica estiver em vigor, aqueça 3 litros de água e, em seguida, despeje no esgoto para que não fique incrustação nos canos.

Embora eficaz, a soda cáustica pode danificar os canos. Por esse motivo, seu uso é indicado apenas nos casos mais graves de bloqueio.

E se nada for resolvido?

Muitas vezes, nenhuma das técnicas caseiras é suficiente para destruir as crostas grossas que se formam dentro do cano e impedir a passagem da água. Além disso, existe o risco de que os produtos utilizados formem pequenos furos nas tubulações e causem vazamentos, já que a grande maioria deles é corrosiva.

Recorrer à ajuda de um desentupidor é a confiança de que o problema será resolvido.

Este conteúdo não pode ser exibido em seu navegador.

Contar com a ajuda de um desentupidor pode ser a melhor solução para resolver esse problema de uma vez por todas. Além de profissionais capacitados, os desentupidores operam com produtos eficazes e exclusivos para limpeza de pias, raramente encontrados no mercado.

A melhor maneira de lidar com uma pia entupida é tomar medidas preventivas. Evitar jogar comida na pia, usar peneira no ralo e não adicionar óleo de fritura são algumas medidas importantes. Outra recomendação é limpar periodicamente os canos despejando água quente no esgoto pelo menos uma vez por mês.

Gostou? Então compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp

Desentupidora Zona Sul é um grupo preparado para prestar serviços de desentupimentos e manutenção hidráulica em todo o estado do Rio Grande do Sul.