Atendimento 24 horas

Porto Alegre

SERVIÇOS DE EMERGÊNCIA 24*7

(51)99802-4242

Como Desentupir Pia com um Desentupidor Manual? Aprenda o Passo a Passo

DESENTUPIDORA PORTO ALEGRE ZONA SUL

Sua pia está entupida e você não quer chamar um encanador? Nesse caso, é importante saber como desentupir a pia com desentupidor manual.

Muitas vezes a causa de uma pia entupida é bem simples e pode ser resolvida em casa com alguns truques, como usar esse acessório comum.

E neste post, mostraremos passo a passo como limpar sua pia de forma simples e fácil com esse método.

O que pode entupir a pia?

Antes de mostrarmos como desentupir uma pia com desentupidor manual, você precisa entender o que pode causar o entupimento dos canos, até mesmo para evitar esses problemas.

Os tubos funcionam como artérias em nosso corpo. Se ficarem entupidos, acabam causando uma série de problemas, sendo o mais comum o entupimento.

E esta situação pode surgir por vários motivos, por exemplo:

  • Resíduos de alimentos presos em canos;
  • Um objeto que caiu na abertura e ficou preso;
  • Gordura acumulada no interior dos tubos.

Por isso, é muito importante ter bons hábitos de encanamento. Nunca jogue restos de comida ou mesmo óleo no ralo da pia, pois isso pode levar a manchas de graxa e resíduos que obstruirão o fluxo de água.

Além disso, sempre limpe seu encanamento periodicamente com soluções que podem ajudar a eliminar esse tipo de bloqueio e, assim, manter sua pia funcionando sem problemas.

Como limpar uma pia com um encanador manual

Agora que você sabe como evitar ralos, canos e pias entupidos em sua casa, vamos mostrar passo a passo como desentupir sua pia com um desentupidor manual. Verificar.

1. Obtenha as ferramentas de limpeza de pia certas

Quem disse que apenas um encanador pode resolver um problema de entupimento? Na verdade, existem algumas ferramentas muito baratas que podem ser facilmente encontradas em supermercados e lojas de ferragens.

Um dos métodos mais tradicionais e eficazes é o pistão de borracha manual. Ele pode ser encontrado em vários tamanhos e é projetado para aplicar pressão no ralo da pia, ajudando assim a quebrar qualquer barreira que bloqueie a passagem da água.

Também outra ferramenta muito comum que é mais frequentemente usada em conjunto com um êmbolo é uma cobra de encanamento. Este acessório é igualmente barato e também ajuda diretamente na limpeza dos tubos.

Na verdade, este objeto irá girar e destruir possíveis obstáculos que impedem a passagem da água.

Estas são as duas principais ferramentas que você usará. Porém, na hora de limpar a pia, você também precisa providenciar alguns outros itens para evitar uma verdadeira bagunça na cozinha ou no banheiro.

Entre eles:

  • Balde;
  • Lixeira;
  • Luvas de borracha;
  • Tocha;
  • Limpadores.

No caso de quem tem uma calha de resíduos embutida no ralo da pia, verifique primeiro este mecanismo. Primeiro, encha a pia com água e verifique a rapidez com que a água é drenada.

Em seguida, ligue o interruptor do chopper e ouça o ruído que ele faz. Se o som que você ouve é um zumbido baixo, provavelmente não é o encanamento que está entupido, mas o próprio motor.

Nesse caso, a primeira coisa que você deve fazer é desligar o motor e desconectar o dispositivo da rede elétrica. Em seguida, use uma cobra d’água ou até mesmo uma chave hexagonal no orifício na parte inferior do dispensador.

Provavelmente algo está segurando as lâminas, impedindo o lixamento e, como resultado, o entupimento. Em seguida, conecte-o novamente e veja se o motor faz o ruído que deveria fazer normalmente.

2. Use misturas que ajudem a limpar os entupimentos da pia

O segundo passo para desentupir uma pia com um desentupidor manual é usar misturas que ajudarão a remover os bloqueios que impedem a água de fluir normalmente.

Deve-se ter em mente que às vezes as barreiras já estão reforçadas, principalmente quando se trata de gordura e restos de comida. Então, antes de tudo, você precisará suavizar essas barreiras, facilitando assim os próximos passos.

E para isso você pode usar várias combinações. Uma das alternativas mais fáceis nesse sentido é jogar água quente no ralo.

Ele irá amolecer o resíduo ao longo do caminho, o que tornará muito mais fácil trabalhar com um pistão manual.

Mas, além disso, você também pode usar a combinação tradicional de bicarbonato de sódio, vinagre e água quente. Tudo o que você precisa fazer é jogar algumas colheres de bicarbonato de sódio no ralo da pia enquanto aquece uma jarra de água.

Em seguida, despeje um copo de vinagre no esgoto e espere a espuma se formar. Em seguida, despeje a água quente no ralo.

Este tipo de mistura mudará o processo de limpeza de bloqueios, tornando-o mais fácil e rápido.

3. Use um encanador manual para limpar a pia entupida.

Depois de adicionar a mistura para facilitar a limpeza, é hora da terceira etapa do processo de limpeza da pia com um desentupidor manual.

Despeje um pouco de água na pia, não muito, apenas o suficiente para que o êmbolo do êmbolo bloqueie completamente a saída da pia, criando assim a pressão que você precisa.

Se necessário, você pode enrolar um pano ao redor do êmbolo verde do objeto para facilitar a vedação. Depois de fazer isso, segure firmemente a alça do objeto e comece a mover vigorosamente para cima e para baixo por cerca de 20 segundos.

Neste processo, você estará aplicando pressão à água através do ar. Assim, será mais fácil separar ou até mesmo destruir quaisquer obstáculos formados no encanamento.

Faça isso por alguns minutos até que a água comece a descer normalmente ou em um ritmo mais rápido. Durante esse processo, por causa de toda a água que ficará na pia, você provavelmente fará uma verdadeira bagunça em volta dos móveis.

Portanto, idealmente, é melhor deixar alguns trapos por perto para não se envolver em um acidente.

IMPORTANTE!

Luvas devem ser usadas durante todo o processo, especialmente se você usar limpadores de drenos no processo.

O contato da pele com certas substâncias, como soda cáustica, pode causar ferimentos graves. Por isso, é melhor ter cuidado em seus movimentos e se proteger o máximo possível.

4. Limpe o cano embaixo da pia

Você já passou por todo o processo com desentupidor manual, mas a água continua descendo lentamente ou até para completamente dentro da pia? Portanto, idealmente, você precisa limpar completamente o tubo embaixo da pia.

Devido ao formato diferente, óleo, café e outras substâncias semelhantes ficam muitas vezes grudadas no interior, dificultando a passagem da água. E para eliminar esse tipo de barreira, você precisará de uma limpeza mais profunda.

A primeira coisa que você deve fazer é limpar a pia para que toda a água não caia no fundo do móvel ao retirar o cano. Portanto, remova o máximo que puder com um balde e coloque outro balde sob o cano.

Remova cuidadosamente os parafusos e porcas que prendem o tubo à base da pia. Algumas pias podem ter mecanismos diferentes, como as de parafuso, então antes de tudo avalie o tipo de móvel que você tem.

Em alguns casos, pode ser necessário o uso de alicates e outras ferramentas semelhantes. Portanto, tenha sempre uma caixa com as ferramentas necessárias para esse tipo de trabalho.

Depois de remover o tubo, é hora de limpar completamente a peça. Você pode usar uma variedade de ferramentas de remoção de sujeira, como fios, escovas, cobras de encanamento e outros.

Além disso, recomenda-se o uso de agentes desengordurantes para limpeza interna. Para isso, é necessário dispor de uma bacia para colocar o produto em questão na proporção indicada na embalagem.

Em seguida, mergulhe o tubo e deixe-o de molho pelo tempo especificado. Em seguida, remova qualquer resíduo com água corrente.

Em seguida, você precisará reinstalar a peça.

Importante, aproveite o fato de estar limpando completamente o tubo e verifique possíveis defeitos e desgastes na peça. Isso ajudará você a evitar problemas mais sérios no futuro.

Depois é só reinstalá-lo novamente.

5. Limpe o tubo de drenagem dentro do tubo de drenagem.

Este é um passo sobre como desentupir uma pia com um desentupidor manual quando tudo mais falhou. Normalmente usado quando a obstrução está em um local inacessível, como dentro de um piso ou parede.

Neste caso, nem a mistura nem a limpeza funcionam sem destruir a barreira no interior do tubo. E apenas um encanador de cobras pode ajudá-lo nessa etapa.

Depois de certificar-se de que não há barreira no ralo, ou no moedor (se houver), ou no cano embaixo da pia, é hora de pegar o acessório e começar a enfiá-lo dentro do furo que liga o encanamento escondido à peça embaixo a pia.

Coloque a ponta da cobra d’água no buraco e comece a pressionar lentamente. É importante deixar claro que você pode ter alguma dificuldade quando o fio virar uma esquina, isso é completamente normal.

Continue pressionando o acessório até que a ponta encontre o bloqueio. Depois de identificá-lo, aperte o parafuso de ajuste para prender o objeto e comece a girar a alça do outro lado do acessório.

Esse movimento ajudará a quebrar a obstrução, pois a ponta da cobra do encanador tem a forma de um saca-rolhas. Ou seja, é como se você tivesse um helicóptero manual.

Idealmente, você alterna entre movimentos no sentido horário e anti-horário para poder destruir o que está no caminho. Em seguida, puxe o fio e mantenha o pano na mão, pois com certeza ele sairá muito sujo devido ao resíduo dentro do cano.

Você deve repetir o processo quantas vezes forem necessárias até que não haja bloqueio no encanamento. Dica: Para facilitar ainda mais, você pode despejar uma mistura de 1/2 xícara de bicarbonato de sódio e 1/2 xícara de vinagre branco na abertura do tubo.

Depois de encher com esta mistura, feche o buraco e deixe por alguns minutos. Em seguida, aqueça uma jarra de água e despeje lenta e cuidadosamente no buraco.

Esta mistura irá remover qualquer gordura ou restos de comida no tubo. Após uma limpeza tão completa, basta reinstalar a parte que conecta o encanamento à pia e pronto.

Sua pia agora está limpa. E para continuar assim, não deixe de tomar os cuidados que falamos no início do texto.

Conclusão

Veja como limpar a pia com desentupidor manual não é difícil? É tudo uma questão de saber usar as ferramentas e movimentos certos. Lembre-se, se isso não resolver o problema de entupimento, o ideal é chamar um encanador para resolver o problema.

É permitida a reprodução parcial ou total deste conteúdo em outros sites e/ou blogs, desde que indicada a fonte. – Fonte: Ribeira lutador – https://www.ddribeira.com.br/

Como limpar a pia com um desentupidor manual? Aprenda passo a passo

Gostou? Então compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp

Desentupidora Zona Sul é um grupo preparado para prestar serviços de desentupimentos e manutenção hidráulica em todo o estado do Rio Grande do Sul.