Atendimento 24 horas

Porto Alegre

SERVIÇOS DE EMERGÊNCIA 24*7

(51)99802-4242

Como desentupir pia: 5 dicas

DESENTUPIDORA PORTO ALEGRE ZONA SUL

A pia é um dos tubos mais utilizados em qualquer ambiente. Recebe a água da lavagem da loiça e, portanto, é propenso a entupir com óleo, gordura e resíduos de alimentos. Na verdade, a pia da cozinha, assim como a caixa de gordura, são os locais mais comuns de entupimento.

Infelizmente, além de comum, esse é um problema muito chato que prejudica muito as pessoas que têm que lidar com a situação. Uma pia entupida não só impede que a água flua normalmente, mas também pode causar um odor desagradável.

A limpeza de pias é uma das especialidades da Esgotecnica Desentupidora em São Paulo, no litoral e na região. Conte sempre com nossos serviços para não ficar com dor de cabeça ou raiva.

No entanto, nem todos os bloqueios são resolvidos apenas com o uso de equipamentos profissionais. Muitos deles podem ser resolvidos em casa e com produtos simples. Então confira algumas dicas para te ajudar a limpar sua pia de forma rápida e prática.

Dicas de limpeza de pias

Vamos começar com a dica mais importante, que é evitar o entupimento. Existem algumas dicas básicas para evitar esse problema, e elas não são difíceis de seguir.

  • Sempre jogue o excesso de comida no lixo antes de lavar a louça;
  • Procure remover o máximo de óleo e gordura possível da louça e talheres que você lava;
  • Nunca despeje óleo na pia;
  • Eu nunca jogo nenhum objeto duro na pia;
  • Uma vez por semana, aqueça um litro de água e misture com uma pequena quantidade de detergente. Despeje esta solução no tubo de drenagem. Essa combinação dissolverá a graxa acumulada nos tubos e evitará entupimentos futuros.

Seguindo essas dicas simples, você pode garantir que não tenha tantos problemas de pia entupida. No entanto, os bloqueios ainda são possíveis e, dependendo da gravidade, eles podem ser eliminados com alguns dos métodos abaixo.

êmbolo manual

Um desentupidor manual ainda é uma das melhores maneiras de limpar pias e vasos sanitários. Ele usa o conceito básico, esse tipo de êmbolo empurra o bloqueio através do vácuo, abrindo caminho para a água novamente.

A operação desses êmbolos é simples. Basta colocá-lo em um cano de drenagem entupido para que o gargalo da borracha cubra toda a entrada de água. É aconselhável deixar água na pia de modo que cubra metade da parte de borracha do pistão.

A água ajudará a selar e aumentará muito o vácuo criado para empurrar a obstrução para fora do encanamento, liberando o fluxo de água.

Existem outros tipos de êmbolos manuais no mercado. Outra ferramenta muito útil para resolver problemas de bloqueio é um êmbolo com uma haste metálica flexível que atravessa o tubo e remove bloqueios de vários tipos.

Uso de produtos químicos comerciais

Há uma série de produtos químicos conhecidos que são amplamente utilizados para limpar pias e ralos. Esses produtos dissolvem bloqueios biológicos dentro do tubo.

Existem êmbolos químicos à base de soda cáustica ou à base de enzimas. Ambos podem ser usados ​​em tubulações, porém é preciso muito cuidado!

Siga exatamente as recomendações de uso e segurança do fabricante, pois esses produtos podem ser perigosos por serem produtos químicos.

Além disso, não abuse desses produtos, pois eles podem danificar a estrutura do PVC e levar à ruptura das tubulações.

A soda cáustica pode ser usada para limpar canos?

Nós da Desentupidora Esgotecnica não recomendamos o uso de soda cáustica para limpeza de tubulações. Isso porque o refrigerante, além de ser muito perigoso de manusear, pode causar sérios danos às tubulações.

A soda cáustica pode atingir altas temperaturas, até o amolecimento de tubos. Além disso, pode endurecer dentro do encanamento, piorando significativamente os entupimentos e impedindo futuros reparos.

Limpadores de pia caseiros

Existem vários produtos que você pode usar para limpar uma pia que demora para drenar em casa. Esses produtos não são perigosos e fáceis de encontrar em qualquer ambiente.

Confira algumas misturas que funcionam bem para limpar pias e ralos.

  • 2 litros e água quente com algumas colheres de detergente – enquanto a água quente derrete a gordura, o detergente atrai as moléculas para serem transportadas pela canalização. Vale lembrar que a pia deve estar seca para funcionar.
  • Sal e água quente. Depois de secar a pia, coloque duas xícaras de sal no cano e despeje água quente. A água junto com o sal limpará a parede do abastecimento de água da graxa.
  • Bicarbonato de sódio e água quente. Outra opção é usar bicarbonato de sódio junto com água quente. Basta colocar o bicarbonato no cano, enchê-lo com água quente, esperar 15 minutos e depois enchê-lo com água fria. A solução separará a graxa das paredes dos tubos e eliminará o bloqueio.

Esses são procedimentos úteis que não representam perigo para você ou para o pipeline.

chame o encanador

Muitas vezes o bloqueio é grave e não tem solução com nenhum dos métodos que oferecemos nesta lista.

É por isso que é importante entrar em contato com uma empresa de encanamento. A Esgotecnica Plunger possui profissionais capacitados e os melhores equipamentos para solucionar problemas de pias entupidas de forma rápida e prática.

Confie na Esgotecnica e você não terá dor de cabeça limpando sua pia.

Gostou? Então compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp

Desentupidora Zona Sul é um grupo preparado para prestar serviços de desentupimentos e manutenção hidráulica em todo o estado do Rio Grande do Sul.