Atendimento 24 horas

Porto Alegre

SERVIÇOS DE EMERGÊNCIA 24*7

(51)99802-4242

Como desentupir encanamento do apartamento: confira 5 dicas

DESENTUPIDORA PORTO ALEGRE ZONA SUL

Um dos problemas mais comuns registrados no local de residência, seja uma casa ou um apartamento, é encanamento entupido e como geralmente acontece de vez em quando, é importante tomar algumas medidas para evitar e, claro, saber como desobstruir o bloqueio.

Uma pia de banheiro, pia de cozinha ou até mesmo um ralo entupido pode ser um grande inconveniente. Tentar resolver esse problema sozinho pode parecer simples, mas é preciso ter cuidado. Isso porque, sem a orientação correta, o problema pode ficar maior e dificultar ainda mais a solução.

Mas então, como limpar o esgoto no apartamento sem causar mais problemas? Quais produtos e equipamentos você pode usar? Para responder a essas e outras perguntas, continue lendo este artigo. Boa leitura!

Como limpar o encanamento?

A primeira pergunta que vem à mente quando o encanamento está entupido é o que usar para que a água volte a fluir normalmente. Por isso, destacamos alguns produtos e utensílios que podem ser úteis.

1 – Bicarbonato de sódio e vinagre

Primeira dica para limpar o encanamento do apartamento é usar refrigerante misturado com vinagre. A combinação desses dois ingredientes produz um forte chiado que pode descascar pratos gordurosos e outros produtos que podem entupir o cano.

Para fazer isso, basta jogar duas colheres bicarbonato de sódio dentro do tubo e depois um pouco de vinagre. Após alguns segundos, os dois elementos começarão a chiar e, sem muito esforço, a composição removerá o resíduo. Cubra o tubo com um pano quente e deixe por 25 minutos.

Depois disso, adicione um pouco de água fervente, o que ajudará a remover qualquer resíduo que possa ter grudado no cano. Outra dica interessante é substituir a água fervente por suco de limão quente. Essa mistura, além de potencializar o efeito de limpeza na tubulação, tornará o cheiro no esgoto mais agradável.

2 – Água fervente e outros ingredientes

Como mostramos acima, a água fervente é um importante aliado na hora de limpar a canalização e evitar o reentupimento da tubulação com depósitos de gordura e outros produtos acumulados. No entanto, apesar de ser milagroso, isso por si só não é suficiente, por isso deve ser combinado com outros ingredientes.

Um desses ingredientes é o fermento em pó. Basta colocar duas colheres de pó no cano a ser desbloqueado e depois encher com água quente. Tão bom quanto bicarbonato de sódioa mistura começa a chiar, liberando a sujeira aderida às paredes do tubo.

Outro aliado na limpeza de canos é o detergente. Quando despejado no ralo com água quente, o produto age como um desengordurante. No entanto, é importante notar que, neste caso, é interessante que não haja água no sifão. Em casos mais simples, apenas água fervente é suficiente. encanamento limpo.

3 – Fio

Muitos casos de entupimento são causados ​​pelo acúmulo de objetos dentro da tubulação. Essa é uma ocorrência comum, principalmente em ralos, pois os fios de cabelo que escorrem funcionam como uma rede, prendendo os objetos mais apertados, criando uma barreira. Por ser um material leve, pode ser facilmente removido com um fio.

O fio, sendo um material fino, mas forte, penetra facilmente em canos e esgotos entupidos. A dica é fazer um gancho na ponta do fio e abaixar lentamente pelo ralo. Empurre e puxe gradualmente para que o gancho pegue o objeto que está entupindo o cano e o remova. Faça movimentos repetidos até sentir que o material saiu do tubo.

Puxe o fio e limpe a extremidade do gancho. Repita o processo se necessário. Para ter certeza de que o cano está livre, abra a torneira da pia e deixe a água escorrer. A pressão fará com que qualquer material restante que possa ter permanecido no encanamento seja liberado pelo ralo.

Esta é uma solução muito simples que não requer muito esforço. Apenas certifique-se de que o fio não seja muito rígido para não danificar o encanamento.

4 – Êmbolo

Um desentupidor de pia é um item que não pode faltar em uma casa. Um dispositivo muito simples, semelhante a um copo de borracha usado em uma abertura de ralo ou pia, que deve ser empurrado e puxado em movimentos rápidos para provocar a sucção.

Muito prático, este equipamento é ótimo para limpar o encanamento do apartamento. Além disso, por ser pequeno, pode ser armazenado em uma despensa, despensa ou armário de limpeza.

Esta é uma ferramenta barata e fácil de usar, mas requer pouco esforço, pois você precisa exercer pressão para criar um vácuo e os movimentos de puxar e empurrar limparão o encanamento.

5 – soda cáustica

A soda cáustica é um produto muito útil para a limpeza de tubulações, mas deve ser usada com cuidado, pois pode causar queimaduras se entrar em contato com a pele de quem trabalha com ela. A quantidade despejada na tubulação também deve ser moderada, pois em grande volume pode danificar o encanamento e causar o efeito contrário, por exemplo, derretimento das paredes e até a formação de infiltrados.

Para usar soda cáustica, primeiro coloque uma luva. Em seguida, despeje a quantidade indicada no rótulo da embalagem no ralo e encha com água fria. Isso evitará respingos do produto. Deixe agir por alguns minutos, adicione um litro de água fervente e espere alguns minutos. Para ter certeza de que não está entupido, simplesmente despeje mais água quente no ralo.

Embora o produto seja corrosivo, existe o risco de saponificação do produto, ou seja, ao entrar em contato com a graxa na tubulação, existe a possibilidade desse material se tornar sabão e entupir ainda mais o abastecimento de água. Outro detalhe importante é que a soda cáustica deve ser descartada corretamente, pois é um produto altamente tóxico.

Lugares onde o encanamento entope

A) ralo do chuveiro

Sem dúvida, o ralo é o local onde mais se acumula a sujeira, principalmente por conta dos cabelos e resíduos que podem ficar presos nos canos. Para limpar os ralos do banheiro, recomendamos o uso de um gancho na ponta do fio. Em seguida, ligue o chuveiro por alguns minutos para verificar se o procedimento correu bem.

B) WC

Os vasos sanitários geralmente ficam entupidos quando papel higiênico, absorventes higiênicos, fraldas e outros itens são jogados fora. Se a água não descer, pode vazar e até inundar o banheiro. A ferramenta mais adequada para limpar o vaso sanitário é um desentupidor. Isso se deve ao fato de que a pressão criada pelo objeto faz com que o remanescente se mova, bloqueando a passagem da água. Para certificar-se de que o estojo está limpo, basta enxaguá-lo.

C) pia

A pia tende a ficar entupida devido aos restos de comida que descem pelo ralo, além do óleo, que pode criar uma barreira nas paredes do cano. Portanto, sempre apanhe os restos de comida e não jogue óleo na pia. Ele pode ser armazenado em uma garrafa PET e descartado em um local designado. Para limpar o ralo da pia, basta ligar a água quente.

O que não pode ser feito para limpar o esgoto?

Agora que você sabe quais produtos e quais ferramentas usar para limpar o encanamento, mostraremos como evitar o entupimento da pia, ralo ou cano do vaso sanitário. A primeira observação que fazemos diz respeito à durabilidade dos tubos. Como regra, eles persistem por muitos anos, mas não são resistentes à intervenção humana.

Isso significa que, se o encanamento desempenhar suas funções, ele não se desgastará tão rapidamente e, se for submetido a pressão ou choque, tenderá a quebrar e se deteriorar. Portanto, ao encontrar um cano entupido, não coloque nada que possa danificá-lo, como cabo de vassoura ou cabo de aço. Esse atrito intenso pode rachar ou quebrar o encanamento.

Além disso, evite a entrada de produtos químicos na tubulação, não apenas porque eles entrarão na estação de tratamento, prejudicarão a qualidade da água e poluirão o meio ambiente, mas também podem causar corrosão do encanamento.

Evite também:

  • Não jogue borra de café no ralo da pia da cozinha. O lodo pode se acumular na tubulação e se depositar nas paredes da tubulação ou no concreto;
  • Não plante árvores perto de esgotos;
  • Não limpe os alimentos na pia. Os detritos podem entrar no esgoto e entupi-lo;
  • Sempre instale uma tela sobre o ralo da pia. Isso evita que os resíduos sólidos entrem no esgoto e entupam a tubulação;
  • Antes de lavar a louça, recolha os restos de comida e jogue-os no lixo;
  • Despeje pelo menos dois litros de água fervente no ralo todo mês. Isso ajuda a limpar o tubo e evitar entupimento.

ajuda profissional

Todas essas dicas são muito simples e fáceis de aplicar no dia a dia se você precisar limpe o encanamento do seu apartamento. No entanto, é melhor procurar ajuda profissional. Por serem pessoas treinadas, podem realizar essa limpeza de forma rápida e segura sem danificar a tubulação ou quaisquer imprevistos.

E aí, o que você achou das dicas de como limpar o encanamento? Para acompanhar, leia mais artigos em nosso blog. Falamos de cultura, arquitetura, gastronomia e muito mais.


Gostou? Então compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp

Desentupidora Zona Sul é um grupo preparado para prestar serviços de desentupimentos e manutenção hidráulica em todo o estado do Rio Grande do Sul.