Atendimento 24 horas

Porto Alegre

SERVIÇOS DE EMERGÊNCIA 24*7

(51)99802-4242

Como desentupir caixa de gordura? Tudo que você precisa saber | Limpa Fossa, Caixa de Gordura, Encanamento e Biodigestores

DESENTUPIDORA PORTO ALEGRE ZONA SUL

A caixa de gordura é um importante recurso que garante o bom funcionamento do sistema hidráulico. Em cozinhas comerciais, como restaurantes, as caixas de gordura são responsáveis ​​por evitar entupimentos nas tubulações e, em apartamentos e casas, são igualmente necessárias.

Toda a gordura que entra na pia da cozinha vai diretamente para a caixa de gordura, que é fabricada na fábrica e pode ser ajustada em tamanho. Em instalações comerciais, a manutenção é realizada com muita frequência, pois a necessidade de uso é muito maior do que em uma casa de família.

Geralmente são feitos de PVC e possuem um sifão em seu interior, que é responsável por manter toda a gordura dentro do recipiente. Sem manutenção e ao longo do tempo, as caixas de gordura geralmente desenvolvem problemas e o entupimento põe em risco toda a tubulação.

Um cano entupido prejudica todo o sistema e o funcionamento da casa, por isso preparamos este post com dicas práticas de qual produto usar para limpar a caixa de gordura e o passo a passo. Vá com a gente!

Como funciona uma caixa de gordura?

A caixa de gordura possui um sifão que é responsável por reter toda a graxa dentro do recipiente. Este é um item valioso, pois evita que os resíduos jogados na pia se misturem com os canos. O equipamento é dividido em duas câmaras, uma de entrada e uma de saída, a caixa é dividida por uma divisória não removível.

Apesar de a caixa de gordura estar à altura da sua função, não necessita de manutenção. Nos restaurantes, o fluxo é intenso e a caixa de gordura precisa funcionar muito mais do que, por exemplo, em um apartamento com dois inquilinos. No entanto, ambos precisam de manutenção regular.

Símbolo de biotecnologia integrando plantas e equipamentos científicos em arte gráfica

Algumas cidades têm até uma lei que exige manutenção, como Curitiba. A Lei 13.634/2010 prevê a limpeza periódica das caixas de gordura e muitas outras exigências. Se você está pensando em iniciar um negócio de gastronomia, não deixe de conferir os regulamentos e diretrizes de saúde do restaurante.

Essas diretrizes não são apenas burocráticas. Uma caixa de gordura entupida é um prejuízo para o restaurante, pois o uso da pia precisará ser proibido por um tempo. Além disso, a confiabilidade do negócio não está sujeita a verificação, as medidas sanitárias e higiênicas devem ser modernas, o que libera o estabelecimento de qualquer risco.

Além disso, esse equipamento é um recipiente lacrado, ele retém a gordura por flotação, separando o óleo da água, para que a gordura permaneça na caixa, e a água seja transportada para o esgoto.

Para saber mais sobre como elas funcionam, confira nosso conteúdo completo sobre o que são e por que usar uma caixa de gordura!

A importância de limpar a caixa de gordura

Muitos nem se lembram da caixa de gordura, mas principalmente em restaurantes, esse equipamento não pode passar despercebido. Se as gorduras, óleos e graxas armazenados na caixa forem parar na rede de coleta, toda a eficiência da estação de tratamento fica comprometida.

Foto de uma caixa de gordura aberta em construção no chão

Além disso, as gorduras endurecem, com esses formatos mais densos podem entupir todas as canalizações e tubulações do estabelecimento e a rede coletora, a manutenção da caixa de gordura é tão importante que pode até levar ao fechamento do estabelecimento.

Ratos, baratas, contaminação de alimentos e até retorno de esgoto Aqui estão algumas das consequências de não limpar a caixa de gordura.

Mas lembre-se de que pragas e insetos nem sempre são o resultado de uma caixa de gordura livre de manutenção. Você pode aprender tudo sobre controle de pragas aqui em nosso blog.

Preparamos uma lista com uma série de problemas que você pode evitar usando os produtos de limpeza de caixa de gordura adequados, veja a importância disso:

  • Mau cheiro na cozinha;
  • canos entupidos;
  • Proibição de criação;
  • Insatisfação e perda de clientes;
  • Danos graves ao meio ambiente;
  • Transbordo de gordura pela tampa;
  • Fluxo lento de água no ralo da pia;
  • Condições de trabalho insalubres para os funcionários;
  • Reprodução de insetos e pragas na instituição.

Como entender que a caixa de gordura está entupida?

Identificar uma caixa de gordura entupida não é uma tarefa difícil, existem vários sinais claros de que isso está acontecendo em sua casa. Identificamos os principais sinais aos quais você deve prestar atenção:

  • Mau cheiro do esgoto;
  • Redução do consumo de água;
  • Drenagem de resíduos através de caixa de gordura;
  • Os resíduos são devolvidos pelo cano e para a pia.

isto 4 caracteres É claro que a caixa de gordura precisa de manutenção! Não espere até chegar a esse nível para agir: na próxima seção, você aprenderá quando limpar sua caixa de gordura para evitar entupimento!

Quando limpar a caixa de gordura?

Para determinar quando a caixa de gordura deve ser limpa, os sinais acima devem ser observados, porém, se os sinais já estiverem evidentes, significa que a caixa de gordura já atingiu seu limite. Idealmente, não leve as coisas a um ponto de ruptura e ofereça soluções antes que os sinais apareçam.

Mulher cansada depois de limpar a caixa de gordura

Por isso, ficar de olho na caixa de gordura e na quantidade de resíduos que ela contém é muito importante se você quiser proteger seu patrimônio de danos mais sérios. Sabemos que na correria do dia a dia, ligar o monitoramento rotineiro de uma caixa de gordura não é uma tarefa muito viável.

Existem alguns períodos pré-estabelecidos como base, verifique quais são:

  • Apartamentos: 3 em 3 meses;
  • Residências compartilhadas: 6 em 6 meses;
  • Restaurantes, bares, pousadas: 1 por 1 mês.

Percebe-se que em restaurantes, bares e pequenas pousadas é necessário verificar regularmente a caixa de gordura. Como as caixas são menores nos apartamentos, a distância entre elas é menor do que nas casas.

Verifique agora mesmo se sua caixa de gordura precisa de limpeza, no próximo tópico vamos ver o passo a passo e quais produtos usar!

7 passos para limpar a caixa de gordura e os produtos a utilizar!

Restaurantes menores que não usam muitos métodos de fritura podem ter limpeza mensal, enquanto restaurantes que têm um grande número de itens fritos em seus menus precisam verificar sua caixa semanalmente.

Balde de limpeza com mantimentos dentro e um esfregão ao lado dele

Neste tópico, criamos um guia passo a passo com Conselho prático sobre como desinfetar caixas de gordura, fique atento!

1. Use equipamento de proteção

O procedimento requer roupas velhas, luvas de borracha que cobrem o cotovelo e botas de borracha. Não entre em contato com resíduos da caixa de gordura sem a devida proteção. Se houver um cheiro desagradável, coloque também uma máscara protetora para que a tarefa não seja tão desagradável.

2. Abra o recipiente e retire a gordura

Conte com a ajuda de espátulas de remoção de graxa – ao abrir a caixa, você encontrará pedaços de graxa grudados nas paredes do equipamento. Se o material do equipamento for alvenaria, a remoção pode ser um pouco mais difícil, então use uma espátula até que toda a graxa saia das paredes.

3. Deposite em local adequado

Sacos plásticos são frágeis, então engraxe em sacos de lixo ou, de preferência, em potes de metal ou vidro.

4. Limpe todo o dispositivo

Após remover a graxa, é importante lembrar que a limpeza da caixa de gordura deve incluir ferragens e tampas laterais. Para fazer isso, você precisará de alguns produtos. Escolha sabão e água em temperatura ambiente e escovas de limpeza.

Evite bicarbonato de sódio ou soluções de soda cáustica.esses produtos podem estragar os canos e causar mais danos do que entupimento!

5. Feche a caixa de gordura

Reinstale as peças removidas do equipamento, certifique-se de que tudo está no lugar e certifique-se de que a tampa esteja bem fechada. A substituição adequada das peças é essencial para que a caixa de gordura continue a desempenhar sua função pretendida.

6. Descarte os resíduos em local apropriado

Muitas pessoas acabam jogando os resíduos retirados da caixa de gordura no vaso sanitário ou no ralo. Terras livres e bueiros são outros locais não escolhidos adequadamente para armazenar os resíduos retirados da caixa de gordura.

Essas práticas prejudicam o meio ambiente e resultam em multas. Além de perder todo o trabalho que acabou de ser feito!

Descarte este lixo em coleta de lixo sólido municipal comum. Encontre um local especial e adequado em sua cidade para obter esse tipo de produto.

7. Anote a data de limpeza

Certifique-se de deixar uma nota em um local de fácil acesso quando a última limpeza foi feita, assim será muito mais fácil saber quando a próxima ação deve ser tomada. Com essa prática, é pouco provável que você tenha problemas com entupimento em seu estabelecimento.

No caso de caixas de gordura com bloqueios críticos, a ajuda de um profissional é imprescindível. Técnicos qualificados removerão toda a graxa da caixa e dos tubos de entrada e saída corretamente sem danificar a tubulação.

Preparações biológicas para limpar a caixa de gordura: nós entendemos o que é!

produtos biológicos bactérias não patogênicasou seja, eles não causam nenhuma doença. Essas soluções especializadas são excelentes para esse fim, pois as bactérias em questão se alimentam de vários resíduos, como gordura e partículas de alimentos.

Com o uso de biodigestores, pode-se notar uma redução significativa no teor de gordura e odor desagradável dos efluentes.

Geralmente esses produtos vêm com instruções de uso, costumam ser bem práticos, mas vale lembrar que essa é uma solução para prevenção. Ou seja, devem ser utilizados em casos que antecedem condições críticas de entupimento.

Saiba como funcionam as bactérias sépticas e fique por dentro de todos os benefícios!

Como evitar o re-entupimento?

Agora que você já sabe como desentupir uma caixa de gordura e a melhor forma de fazer isso, é importante ter em mente que a limpeza deve ser frequente se você quiser evitar entupimentos constantes que só prejudicam a produtividade do seu negócio.

Existem várias boas maneiras de reduzir o risco de entupimento regular das caixas de gordura, como:

  • Não derrame óleo de cozinha na pia;
  • Não jogue restos de comida na pia da cozinha;
  • Não deixe escorrer água para descongelar alimentos na pia;
  • Retire os alimentos sólidos dos pratos antes de lavar.

executar tratamento biológico com produtos biológicos, pelo método de bioaumentação, é uma medida estratégica para evitar o problema recorrente de entupimento de caixas de gordura. É uma solução segura e natural que é muito eficaz tanto para a sua propriedade como para o meio ambiente.

Você já viu como é fácil limpar e sangrar a caixa de gordura? Basta seguir o passo a passo que a Fossa Trat preparou neste artigo e tomar todas as medidas preventivas para que seu estabelecimento não sofra nenhum transtorno!

Conte para a gente nos comentários se você já conhecia a limpeza biológica como método preventivo, e acompanhe o blog para mais dicas relacionadas à limpeza de encanamentos, tubulações, ralos e fossas sépticas!

Para o próximo!

Gostou? Então compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp

Desentupidora Zona Sul é um grupo preparado para prestar serviços de desentupimentos e manutenção hidráulica em todo o estado do Rio Grande do Sul.