Atendimento 24 horas

Porto Alegre

SERVIÇOS DE EMERGÊNCIA 24*7

(51)99802-4242

Caixa de gordura: quando e por que limpar?

DESENTUPIDORA PORTO ALEGRE ZONA SUL

A caixa de gordura é desconhecida para muitos. Imperdível em vários lugares do Brasil, merece toda a atenção do mundo. Este reservatório é um pequeno tanque que armazena a gordura da pia da cozinha ou da máquina de lavar. A água nele filtra a gordura. Água e graxa não se misturam, então a sujeira flutua e a água passa. A caixa de gordura pode ser retangular ou cilíndrica, feita de PVC (o mais resistente), concreto em alvenaria maciça, revestida com argamassa de cimento ou fibra de vidro. Nas lojas de ferragens existem modelos prontos de PVC ou concreto.

A NBR 8160 ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) estabelece normas para construção e instalação. De acordo com a norma, o volume mínimo para uma casa é de 18 litros. Restaurantes, cantinas, escolas, hospitais e hotéis precisam de caixas de gordura especiais projetadas por especialistas em hidráulica. O tanque deve ser instalado em linha reta entre o cano da pia da cozinha e o esgoto, não ter canos curvos, ter sistema de sifão e tampas removíveis, e ser limpo a cada três meses (apartamentos), seis meses (casas) e em intervalos maiores . em estabelecimentos comerciais.

caixa de inspeção

A caixa de inspeção também é importante. Construído em concreto pré-moldado, este tanque recebe águas residuais de instalações sanitárias e áreas de serviço que contêm graxa de produtos químicos. A caixa de revisão avisa sobre bloqueios na rede de esgoto. A manutenção é realizada a partir deste tanque, localizado a 25 metros da tubulação. Deve ser limpo a cada seis meses, bastando levantar a tampa e retirar objetos, plantas e detritos com um objeto pontiagudo.

Características das armadilhas de gordura de PVC:

  • Cinza;
  • Duas entradas de 75mm, uma entrada de 50mm e uma saída de 100mm;
  • Temperatura: 45°C;
  • Cesto de limpeza com pega;
  • Tampa quadrada reforçada. Algumas marcas são resistentes ao tráfego de veículos leves;
  • tampa da porta;
  • Anel giratório;
  • sifão e plugue;
  • Corpo da caixa.

Instalação de caixa de gordura

Instalar uma caixa de gordura não é difícil. Você pode fazer isso seguindo estas três etapas. Conheça quais são e as principais técnicas:

  • Procurando um tubo
  • Verifique o projeto da rede de esgoto;
  • Fale com o construtor da casa;

um martelo: insira um reforço de aço fino no local onde você acha que a tubulação passa. Quando você toca em uma antepara (quebra), provavelmente é um cano, mas tome cuidado para não perfurar nenhum cano.

Após determinar a localização e se a caixa de gordura for de alvenaria, faça um furo de 80 cm de largura, 60 cm de altura e 80 cm de comprimento, se for de PVC, o furo deve ter o mesmo diâmetro do tanque. Construa uma caixa de concreto na base e paredes de tijolos cozidos duráveis ​​para fazer o tanque durar mais. A base deve ter 8 centímetros de altura e os tijolos devem ser colocados uniformemente para que sejam mais fortes. Corte o tubo para encaixar na peça e use o sistema de esgoto. Pode ser necessário usar uma marreta e uma luva deslizante, um dispositivo para reparar vazamentos em tubulações de água fria devido a juntas e costuras mal feitas.

O fim não pode ser ignorado. Você deve abrir a torneira ou dar descarga no vaso sanitário para verificar o fluxo de água. Se forem encontrados vazamentos, conserte-os imediatamente. Se tudo estiver em ordem, feche a tampa e enterre o tubo de volta. Preencha o buraco aberto com terra e acabamento (cerâmica, contrapiso ou grama). Agora sua caixa de gordura está pronta para uso, mas a manutenção não para por aí.

não obstrua

É inútil ter uma caixa de gordura bem instalada. A manutenção diária garante o seu bom funcionamento. Relacionamentos simples mantêm o tanque em ordem. Saiba como economizar dinheiro em reformas:

  • Remova os resíduos de alimentos dos pratos antes de lavá-los;
  • Não jogue óleo na pia, principalmente se ainda estiver quente;
  • Faça manutenção e limpeza enzimática a cada seis meses. Alguns produtos podem ser usados ​​mensalmente e até a cada 15 dias;
  • Não jogue sujeira da caixa de gordura em vasos sanitários e esgotos, para não entupir os canos.
Entupido, e agora?

Quando a sujeira se acumula, a graxa gruda e estraga a caixa e a rede de esgoto. Consequências de não se importar:

  • A água flui lentamente;
  • Transbordamento de resíduos da caixa de gordura;
  • Fedor;
  • canos entupidos;
  • Infestação por insetos e roedores.
Como desbloquear?

Você mesmo pode limpar a caixa de gordura. Para a tarefa, você precisará de luvas, um saco plástico e uma colher. Pegue a sujeira com uma colher, coloque em um saco e jogue no lixo comum. Após a limpeza, adicione 200 gramas de sabão em pó e 3 litros de água morna. Mas e as soluções caseiras? Elas têm efeito? Vamos desmascarar alguns mitos:

  • Água fervente: dissolve sujeira, não limpa nem danifica caixas de gordura de PVC;
  • Bicarbonato de sódio, vinagre e bicarbonato de sódio: ajude a limpar, mas não limpe;
  • Soda cáustica: ajuda no fluxo de água, mas remove a sujeira das tubulações. Para quem estiver tentando usá-lo, coloque-o após remover a sujeira e adicione água morna. Deixe agir por pelo menos 30 minutos. O produto deve ser usado com cuidado para não causar irritação na pele, olhos, mucosas e problemas respiratórios.

limpeza profissional

Em casos extremos, é aconselhável contratar um desentupidor. Os técnicos retiram gordura, detritos líquidos e sólidos do fundo do tanque e desinfetam a caixa de gordura usando bombas de alta pressão e bombas de sucção, cuja capacidade varia de 7 a 15 m3.3. As bombas são acionadas por motores com pressão de 150 bar. A sujeira retirada é enviada para o veículo içado para os locais apropriados.

Não basta ter uma caixa de gordura. A limpeza é um evento importante que garante o seu funcionamento. Bloqueios de luz podem ser eliminados em casa. Cuidado com a soda cáustica e outros produtos químicos. Se você não conseguir resolver o problema, entre em contato com nossa equipe.

Gostou? Então compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp

Desentupidora Zona Sul é um grupo preparado para prestar serviços de desentupimentos e manutenção hidráulica em todo o estado do Rio Grande do Sul.