Atendimento 24 horas

Porto Alegre

SERVIÇOS DE EMERGÊNCIA 24*7

(51)99802-4242

Caixa de gordura: qual sua função e como mantê-la limpa.

DESENTUPIDORA PORTO ALEGRE ZONA SUL

Uma caixa de gordura é uma das linhas de segurança em sua tubulação residencial ou comercial. Como o nome sugere, trata-se de uma caixa, geralmente feita de concreto ou PVC pré-fabricado, que funciona como um balde para coletar gordura.

Toda a graxa jogada na pia da cozinha é despejada na caixa de gordura, evitando que esse resíduo entre no ralo e faça com que ele entupa. O funcionamento da caixa é simples: há uma certa quantidade de água em seu interior, que funciona como um filtro de gordura. A água que vem da cozinha, junto com a gordura e o óleo, entra na caixa, pois o óleo não se mistura com a água e é mais leve, todas as partículas de gordura sobem à superfície. A água abaixo passa pelo cano localizado na parte inferior da caixa de gordura e entra no cano de esgoto. A gordura se acumula nas placas e permanece flutuando dentro da caixa de gordura.

A graxa permanece na caixa até que seja limpa, por isso a manutenção é importante.

Como é feita a limpeza da caixa de gordura?

A limpeza da caixa de gordura em áreas residenciais não é difícil, na maioria dos casos é feita de forma manual e rápida. Basta seguir estes passos:

  • Tenha as ferramentas necessárias à mão – Você vai precisar de sacos de lixo, luvas compridas de borracha, um balde ou um balde pequeno (se o balde tiver furos, como uma secadora, isso vai ajudar muito).
  • Abra a tampa da caixa de gordura – A maioria das caixas de gordura modernas são feitas de plástico PVC com tampa fácil de remover.
  • Retire a gordura da caixa – Usando luvas, use um pequeno balde ou concha para remover a camada de gordura de dentro da caixa. Descarte a graxa em sacos de lixo. Se preferir, você pode usar uma esponja ou pincel para limpar as laterais da caixa.

Alguns modelos de caixas de PVC possuem um sistema de limpeza simples, onde um cesto removível retira toda a gordura em poucos passos. A limpeza nestes casos depende muito das instruções do fabricante.

Em algumas lojas especializadas, você pode encontrar bactérias que se alimentam da gordura comumente usada para essas limpezas. No entanto, os especialistas recomendam que, mesmo com seu uso constante, realize periodicamente a limpeza manual.

Não existe uma frequência fixa para a limpeza da caixa de gordura. Apenas preste atenção quando a água começar a fluir por baixo da tampa ou a água na pia começar a escorrer muito lentamente. Para quem não quer trazê-lo para este estado, basta limpá-lo a cada 6 meses.

Como manter a caixa de gordura limpa por mais tempo?

Não escoa graxa e óleo pelo ralo da pia, além do coletor de gordura não sujar mais rápido, também evita entupimentos em tubulações e esgotos, causando sérios problemas para manutenção da rede e aumento dos custos de reparos e reparos. Os custos com o tratamento da água também estão em alta, e a solução é reconhecer e reciclar o óleo, que pode ser armazenado em garrafas PET e descartado em pontos de coleta para reutilização.

Não jogue restos de comida no ralo.

Despeje água fervente no ralo duas vezes por semana. A água quente derrete a gordura e ajuda a evitar o espessamento das paredes do tubo.

FONTE: RESÍDUOS

Gostou? Então compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp

Desentupidora Zona Sul é um grupo preparado para prestar serviços de desentupimentos e manutenção hidráulica em todo o estado do Rio Grande do Sul.