Atendimento 24 horas

Porto Alegre

SERVIÇOS DE EMERGÊNCIA 24*7

(51)99802-4242

As 5 melhores dicas para desentupir os canos da sua casa · Desentupir Já

DESENTUPIDORA PORTO ALEGRE ZONA SUL

Atualizado: 11/11/2021

Cada casa tem uma coisa em comum – é o encanamento, e uma coisa que todos os encanadores têm em comum – são tamancos. Os bloqueios sempre acontecem em algum ponto ou outro e são até normais em certos níveis.

Como isso é normal e pode acontecer facilmente, é importante saber como lidar com esse problema. Existem muitas dicas sobre o que fazer, mas nem todas funcionam ou são viáveis ​​no momento.

É sempre bom lembrar que o melhor conselho para que o encanamento da sua casa funcione corretamente é a prevenção.

Tente não jogar muito lixo nas pias, ralos e principalmente no vaso sanitário. Outra boa dica de prevenção é despejar um pouco de água fervente nos canos pelo menos uma vez a cada 15 dias para derreter a gordura acumulada. Esse procedimento proporciona mais tranquilidade e reduz o tempo entre um bloqueio e outro.

Existem várias maneiras de limpar o encanamento, dependendo do problema. Alguns deles podem ser fáceis e descomplicados, enquanto outros podem exigir um pouco de criatividade, mas ainda podem ser feitos de maneiras simples.

O que NÃO fazer para limpar canos

Antes de dar dicas sobre como desentupir canos, vamos começar discutindo algumas coisas a serem evitadas ao tentar consertar uma pia ou vaso sanitário entupido.

O que devemos sempre lembrar é que canos e tubos são projetados para resistir à ação do tempo e de determinados produtos, mas não são tão resistentes à ação humana, podendo quebrar facilmente se pressionados ou atingidos.

Ao se deparar com um bloqueio, não tente inserir cabos de vassoura ou outros objetos duros que possam rachar ou quebrar canos. Um cano quebrado requer muito mais trabalho e dinheiro para consertar do que um simples bloqueio.

Evite produtos químicos nas tubulações, qualquer coisa que entrar na rede de esgoto vai acabar na estação de tratamento de esgoto e pode prejudicar a qualidade da água e prejudicar o meio ambiente, sem contar que alguns produtos químicos podem danificar as tubulações.

Embora esta dica seja considerada muito eficaz e prática, evite também o uso de soda cáustica para limpar bloqueios em seu encanamento.

A soda cáustica é um produto químico muito forte que, se manuseado incorretamente, pode queimar as mãos e danificar os olhos.

A soda cáustica também pode agravar o problema de entupimento, pois pode ocorrer um efeito de saponificação, levando ao entupimento de tubulações e tanques de coleta.

Use bicarbonato de sódio e vinagre

Uma ótima maneira de limpar o encanamento sem muito esforço físico ou ter que remover um cano ou sifão é usar uma mistura de bicarbonato e vinagre.

A mistura dos dois elementos causa um forte chiado que pode descascar placas de graxa e outros detritos que podem entupir o tubo.

Para desentupir com esses produtos, basta colocar 2 colheres de bicarbonato dentro de um cano entupido e depois despejar o vinagre. Quando a mistura ferver, cubra o tubo com um pano quente e deixe descansar por 25 minutos. Depois disso, adicione água fervente para terminar o trabalho.

Uma boa dica é substituir a água fervente por suco de limão quente, pois o suco de limão não só potencializa o efeito de limpeza, mas também deixa um cheiro agradável no ralo.

Água fervente e outros ingredientes

A água quente é uma excelente aliada não só na prevenção de entupimentos, mas também na desobstrução de canos e ralos quando combinada com os ingredientes certos.

Um bom exemplo de como resolver o problema de um cano entupido com água fervente é colocar duas colheres de fermento em pó e imediatamente despejar água quente, o efeito efervescente vai limpar o cano e liberar a sujeira grudada nas paredes do encanamento. .

Adicionar detergente ao cano e depois ferver a água resolve o problema de entupimento se não houver água na pia e no sifão.

Em alguns casos mais simples, apenas água quente pode resolver o problema.

Um pedaço de fio pode resolver muitos problemas.

Muitos bloqueios podem ser causados ​​pelo acúmulo de objetos dentro do cano, mais comumente com ralos que são facilmente entupidos com fios de cabelo e outros objetos semelhantes.

Se o bloqueio for causado por esse tipo de material, tente removê-lo com um simples pedaço de arame.

O arame é uma excelente ferramenta para desobstrução de canos, principalmente esgotos, que quase sempre ficam entupidos devido a um objeto preso no cano que impede a passagem de água.

O fio neste caso remove o objeto e deixa a água passar novamente. Uma das vantagens deste método de limpeza é que o fio é flexível para poder passar por todo o tubo independentemente do caminho.

Faça um gancho de uma ponta do fio e enfie-o no ralo ou pia do banheiro (os locais mais afetados por esse tipo de obstrução) e tente puxar o objeto para fora com movimentos leves e repetitivos.

Esta é uma solução simples e prática, mas não funciona em todos os casos. Você tem que ser paciente se não funcionar nas primeiras vezes.

Tenha sempre um desentupidor em casa

Os encanadores são práticos e a maioria deles são baratos e fáceis de encontrar. As ferramentas de encanamento são ótimas ferramentas para limpar qualquer bloqueio sem danificar o encanamento e as peças ao redor, sem mencionar que são ecológicas e fáceis de usar.

O êmbolo consiste em um copo de borracha pesado preso à alça no lado fechado. É usado colocando-o sobre a abertura de um tubo de escape bloqueado e, em seguida, pressionando rapidamente para cima e para baixo sobre a abertura. A sucção causada por esta ação ajudará a eliminar o bloqueio.

No entanto, há mais uma coisa que você pode fazer se não tiver um êmbolo e estiver em uma emergência.

Uma ótima maneira de limpar um vaso sanitário ou ralo é cortar uma garrafa PET ao meio e colocar o cabo do esfregão no gargalo da garrafa.

De uma maneira tão simples você constrói um desentupidor caseiro. Agora basta colocar a garrafa no cano que você deseja desentupir ou no vaso sanitário e “empurrar” a garrafa para dentro do cano. A pressão do ar gerada pela garrafa à medida que ela se move removerá o objeto que está causando o bloqueio.

Como limpar a caixa de gordura com uma mangueira

As caixas de gordura são um grande problema quando ficam entupidas, por isso é sempre uma boa ideia lavá-las periodicamente com produtos adequados para evitar entupimentos. Além disso, não despeje muito óleo e graxa na pia. Essas medidas preventivas evitam o entupimento da caixa de gordura.

Muitas vezes, os tubos da caixa de gordura ficam entupidos a uma altura que você não pode alcançar facilmente, uma maneira de corrigir isso é usar uma mangueira de água de alta pressão.

Para limpar os canos do coletor de gordura, tanto o que vai da pia para a caixa, quanto o que vai da caixa para a caixa de esgoto, basta colocar a mangueira e ir e voltar. A pressão da água junto com a mangueira empurrará o objeto que entope o cano e desobstrui o bloqueio.

Métodos profissionais comumente usados ​​para limpeza

  • Sonda de encanamento (utilizada para limpar canos de esgoto): ao limpar esse tipo de cano, é importante lembrar que gases venenosos e inflamáveis ​​geralmente se acumulam dentro desse tipo de cano, portanto, ao abrir esse tipo de tampa, deve-se ter o maior cuidado possível , e após a abertura da tampa, é recomendável aguardar um pouco antes de iniciar o desbloqueio para garantir que esses gases tóxicos tenham se dissipado. Além disso, o contato com esgoto pode causar doenças, portanto, tome cuidado ao entrar em contato com essa água.

Por isso, em caso de encanamentos entupidos, é melhor contratar uma empresa especializada nesse serviço.

A empresa contratante pode decidir usar uma sonda de êmbolo. É uma ferramenta utilizada para quebrar e remover obstruções presentes em tubos estreitos. A diferença desta ferramenta é que seu design permite dobrá-la e penetrar em curvas de tubos de difícil acesso. Esta ferramenta ainda é fácil de usar e produz resultados muito satisfatórios.

  • Jato de alta pressão: Como o nome sugere, este método de lavagem usa um jato de água de alta pressão para quebrar ou remover a causa do bloqueio. Este também é um procedimento que as empresas especializadas devem realizar.

Confira algumas dicas:

  • Não jogue pó de café no ralo da pia da cozinha, pois ele se acumula no ralo e gruda nele como concreto.

  • Não plante árvores perto de esgotos

  • Não limpe os alimentos na pia

  • Sempre mantenha uma tela sobre o ralo da pia para evitar a passagem de resíduos sólidos.

  • Antes de lavar a louça, recolha os restos de comida e jogue-os no lixo.

  • Despeje 2 litros de água quente no ralo todo mês para limpar o cano.

Vale a pena notar que tentar desentupir os canos quase nunca é uma boa ideia, pois na maioria dos casos um não especialista causará mais danos ao cano, o que dificulta e até mesmo oneroso o trabalho dos especialistas. o serviço que irão prestar. Lembre-se sempre que o barato muitas vezes pode sair caro.

Se você chegou à conclusão de que não será fácil resolver o problema, a melhor opção é sempre contratar o melhor encanador da sua região. Atendemos em todo o país. Temos profissionais treinados para resolver qualquer problema sem danificar seu encanamento.

Gostou? Então compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp

Desentupidora Zona Sul é um grupo preparado para prestar serviços de desentupimentos e manutenção hidráulica em todo o estado do Rio Grande do Sul.