Atendimento 24 horas

Porto Alegre

SERVIÇOS DE EMERGÊNCIA 24*7

(51)99802-4242

aprenda de uma vez por todas como fazer!

DESENTUPIDORA PORTO ALEGRE ZONA SUL

Confira as instruções fáceis, passo a passo e que economizam tempo para manter sua caixa de gordura limpa e sem preocupações por meses.

Limpar a caixa de gordura não é uma tarefa fácil e requer cuidadosa higiene e manuseio dos itens. Por ser um dos sistemas hidráulicos da casa, sua manutenção é essencial para sua saúde e segurança.

Este é um tipo comum de reparo quando devolvemos um imóvel alugado ou quando a situação já ficou um pouco fora de controle. Idealmente, no entanto, a caixa de gordura deve ser limpa em intervalos regulares para evitar o acúmulo de resíduos.

Mantê-lo limpo também é importante para evitar uma série de outros problemas, como mau cheiro, crescimento microbiano, animais indesejados (como ratos e baratas) e transbordamento.

O que parece difícil à primeira vista pode se tornar mais fácil, rápido e fácil com alguns passos que o ajudarão a limpar com eficiência. Neste artigo, você entenderá para que serve e como limpar a caixa de gordura para que sua saúde esteja sempre em primeiro lugar. Verificar!

encontre o profissional certo para o seu serviço, instalação ou pequeno projeto de reforma

Para que serve uma caixa de gordura?

Ao lavar a louça, a gordura deixada após o cozimento geralmente é removida diretamente na pia. Poucas pessoas sabem, mas tal atitude é muito prejudicial, pois a gordura acabará endurecendo dentro das tubulações, o que pode causar entupimento do sistema hidráulico.

Além disso, essa gordura entra no meio ambiente, poluindo-o. Para se ter uma ideia, 1 litro de óleo pode poluir cerca de 20.000 litros de água. Como a camada de óleo não pode se misturar com a água, ela flutua, bloqueando a luz do sol e prejudicando a biodiversidade de rios e oceanos.

Muitos municípios já possuem leis específicas que tornam obrigatório o uso de caixa de gordura nas residências, e não é para menos. Seu uso evita que a maior parte dessa gordura entre nas tubulações e depois no ecossistema.

Funciona como uma espécie de filtro, utilizando diferentes densidades de óleo e água para acumular óleo dentro da caixa de gordura. Assim, a rede hidráulica da residência não será perturbada, o que diminuirá a probabilidade de a poluição entrar na natureza.

Como limpar a caixa de gordura?

Como você já sabe, a limpeza da caixa de gordura ajuda a evitar transbordamentos e também evita qualquer contaminação do sistema hidráulico que interfira na água que você consome. Para ajudá-lo a limpar bem um buraco, preparamos este simples guia passo a passo. E não se preocupe, estas instruções podem ser seguidas se sua caixa de gordura estiver ao ar livre, na cozinha ou na lavanderia. Acompanhamento!

1. Proteja-se usando máscara e luvas de borracha.

limpeza de caixa de gordura, limpeza de caixa de gordura

Procure sempre usar materiais de proteção. As luvas de borracha irão protegê-lo dos germes que se acumulam na caixa. Além disso, facilitarão o trabalho em um ambiente cheio de lubrificação – uma substância escorregadia e difícil de manusear. A máscara irá protegê-lo dos inconvenientes causados ​​pelo mau hálito.

Após colocar o equipamento, retire a tampa da caixa de gordura, tendo acesso ao interior do assento. Você notará que se trata de uma caixa de plástico ou metal (que pode ser quadrada ou redonda), já com bastante matéria orgânica em seu interior devido ao uso diário.

2. Remova os resíduos com uma pá ou espátula.

como limpar caixa de gordura como limpar caixa de gordura

Para limpar a caixa, retire os resíduos acumulados no interior com uma pá ou espátula (como na foto). Faça isso com cuidado para não danificar os sistemas hidráulicos. Algumas pessoas ainda enrolam as mãos em sacolas ou sacolas plásticas e usam as mãos para retirar o excesso. Mas tudo depende de quão pronto você está para fazer essa limpeza e se você tem aversão a essas tarefas.

Ao remover a sujeira, não importa qual método você escolha, jogue tudo em sacos plásticos de lixo. Depois disso, o ideal é chamar um serviço especializado no tratamento desses resíduos. Ao descartá-lo corretamente, você evita que o material coletado entre no solo ou na água limpa, evitando a poluição ambiental. Ou seja, é importante ter cuidado do início ao fim do processo de limpeza.

Se você quiser terminar o trabalho com a confiança de que tudo ficará limpo, use uma esponja para remover qualquer resíduo restante.

3. Remova e limpe o sifão do tubo.

como limpar caixa de gordura como limpar caixa de gordura

Os sifões são detalhes importantes justamente para evitar a entrada de odores no apartamento causados ​​pelo retorno de gases existentes nos resíduos de alimentos, além de outras partículas sólidas que acabamos jogando pelas pias.

Têm formatos especialmente concebidos para permitir que a própria água se acumule no seu interior, evitando que o mau cheiro volte. No entanto, é esse formato específico que contribui para o acúmulo de gordura no interior da peça, da mesma forma causando bloqueios e odores desagradáveis.

Então, aproveite para limpar a caixa de gordura e também retirar o sifão das pias da sua casa. Para fazer isso, use uma escova grande com cabo flexível para alcançar lugares onde suas mãos e outras escovas convencionais não podem alcançar. Água morna e removedores de gordura podem ajudar nessa tarefa.

Após limpar os sifões, caixa, tampa e retirar todos os resíduos, devolva os itens aos seus devidos lugares. Você notará que o mau cheiro não estará mais presente ao usar equipamentos hidráulicos.

Bônus: produtos para limpeza e limpeza da caixa de gordura

limpeza de caixa de gordura, limpeza de caixa de gordura

Como o nome indica, os restos neste lugar são gordurosos. Portanto, os desengraxantes são a melhor escolha para limpar caixas de gordura. Por fim, você pode aplicar algumas gotas de alvejante na esponja. O mais importante, antes de tudo, é retirar todos os resquícios de gordura e fazer uma boa raspagem.

Mas cuidado: usar muitos produtos é inútil, pois assim que você jogar água na pia, o produto será removido. Por isso, uma boa dica é aplicar o produto diretamente na esponja. Neste caso, a limpeza será eficiente e sem desperdícios.

Bônus 2: Cuidado com o Produto Green Devil

Muitas pessoas acabam usando o produto comumente conhecido como “diabo verde” para limpar a caixa de gordura em suas casas, mas tome muito cuidado com a forma de usá-lo. Este é um produto perigoso e extremamente abrasivo e pode causar acidentes.

Além disso, seu uso pode danificar o encanamento, pois é um produto químico muito forte usado para limpar equipamentos industriais. Portanto, não é recomendado para uso doméstico.

Não consegue limpar a caixa de gordura?

Às vezes pode acontecer que a caixa de esgoto esteja muito entupida com sujeira, dificultando a execução da tarefa por um não especialista. Também pode acontecer que o sistema hidráulico esteja mais comprometido do que o normal, impossibilitando a manutenção tão simples quanto o passo a passo acima.

Mas não se preocupe, sempre há uma solução! Tenha em mente que nem todos estão dispostos ou são capazes de realizar tarefas de manutenção – e tudo bem. Se este for o seu caso, considere contratar um profissional para lidar com esse problema. Você pode contratar um diarista para facilitar a limpeza, uma empresa de limpeza de fossa séptica ou um prestador de serviços de encanamento.

obtenha um orçamento gratuito de profissionais para manutenção, instalação ou pequenos reparos

Esses especialistas ajudarão você a limpar a caixa de gordura com facilidade e rapidez. Procure profissionais confiáveis ​​que tenham boas recomendações online e em aplicativos.

Gostou deste artigo sobre como limpar a caixa de gordura? Então, aproveite e aprenda também a consertar uma torneira pingando! Ah, não deixe de compartilhar este passo a passo com seus amigos para que eles também saibam como limpar corretamente a caixa de gordura.


Gostou? Então compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp

Desentupidora Zona Sul é um grupo preparado para prestar serviços de desentupimentos e manutenção hidráulica em todo o estado do Rio Grande do Sul.