Atendimento 24 horas

Porto Alegre

SERVIÇOS DE EMERGÊNCIA 24*7

(51)99802-4242

Aprenda como desentupir encanamento corretamente

DESENTUPIDORA PORTO ALEGRE ZONA SUL

Um cano entupido é algo comum para todos nós, meros mortais! Mas em alguns casos, você precisa tomar medidas mais profissionais para evitar grandes problemas.

Portanto, saber como limpar o encanamento e como evitar que isso aconteça novamente é fundamental – certifique-se de estar fazendo a coisa certa quando for necessário e evite usar dicas caseiras que podem atrapalhar ainda mais as coisas.

Não sabe como limpar encanamento? Toca Obra te ensina!

Como limpar o encanamento?

Você sabia que existem alguns métodos caseiros que podem te ajudar a limpar seu encanamento de forma fácil e segura? Confira alguns dos seguintes:

êmbolo manual

A primeira maneira de tentar desentupir os canos é usar um desentupidor manual. Isso é muito útil, especialmente para vasos sanitários e ralos entupidos.

O êmbolo funciona pressurizando a água para que a força empurre os resíduos para fora e passe pelo esgoto. Adeus, sujeira! 😉

Para usar um desentupidor, o mais importante é escolher o modelo do tamanho certo para o que você quer desentupir. Em seguida, basta colocar a ventosa na boca do cano ou dentro do vaso sanitário e fazer movimentos, tentando criar pressão no sistema.

No caso de vaso sanitário, é recomendado deixar a ventosa submersa para facilitar ainda mais o procedimento.

Além do desentupidor, você pode jogar vários baldes de água no vaso sanitário. Apenas cuidado para não transbordar.

Arame

Se você não tiver um desentupidor em casa, tente usar um fio. Esta é uma solução interessante para bloqueios causados ​​por cabelos ou outros objetos duros, pois com arame você pode segurar e remover esses objetos.

Mas, claro, o procedimento dependerá da profundidade da obstrução. Outra dica evite fios muito durospois podem rachar ou perfurar tubos.

Água quente

Este é um método do tipo “faça você mesmo” que sempre aparece nas listas de sugestões de limpeza de ralos.

A água quente pode dissolver alguns materiais obstrutivos, como graxa ou sabão, mas sozinha ela não é capaz de resolver o problema completamenteespecialmente se o bloqueio for causado por materiais duros.

Além disso, se a água estiver muito quente, pode causar problemas no encanamento, causando danos à estrutura e piorando a situação.

Então, se você for usar essa medida, faça-o, por exemplo, antes de tentar o êmbolo manual e evite água muito quente.

Outra dica é preparar “misturas” com água quente. Por exemplo, para desentupir o ralo de uma pia quando a pia está seca e não há água no ralo, você pode jogar um pouco de detergente no ralo e, alguns minutos depois, um pouco de água quente para tirar o entupimento.

Você também pode misturar água quente e bicarbonato de sódio. Basta despejar bicarbonato de sódio no cano e depois um pouco de água quente. Aguarde alguns minutos para que a solução funcione e adicione mais água quente para remover o entupimento. Se preferir algo mais potente, substitua a água quente por suco de limão fervente.

Soda cáustica

Algumas dicas para limpar o encanamento incluem o uso de soda cáustica. Para muitos, isso é indispensável quando se trata de lidar com os obstáculos causados ​​pelo acúmulo de gordura.

Apesar disso, alguns profissionais não recomendam este método, pois o produto pode saponificar no interior da tubulação, principalmente quando em contato com o lubrificante, causando mais entupimentos. Além disso, a soda cáustica deve ser descartada adequadamente devido à sua toxicidade.

Além disso, A soda cáustica é um produto químico muito perigoso que não deve ser manuseado sem o máximo cuidado. O produto está sempre presente nos lares brasileiros, e isso acarreta diversos acidentes: seu contato com a pele provoca um efeito corrosivo que pode causar sérios danos à saúde, como queimaduras, cegueira e outros.

Portanto, não recomendamos esta solução. Encontre um especialista adequado e especializado neste campo que o ajudará nesta questão.

Outras receitas caseiras

Para bloqueios oleosos, uma solução é misturar bicarbonato de sódio com vinagre. Pegue duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio e despeje no ralo. Em seguida, despeje o vinagre no ralo e cubra com um pano. Aguarde 25 minutos e despeje a água quente.

Se o entupimento precisar ser empurrado, insira cuidadosamente a mangueira no tubo e tente usar a pressão da água para empurrar a graxa: tome cuidado para não danificar o encanamento.

ajuda profissional

Se você não consegue resolver o problema sozinho ou quer ter um cuidado especial para evitar problemas mais sérios, o mais recomendado é procure ajuda profissional, por exemplo com GetNinjas. Profissionais têm equipamentos especializados que podem limpar entupimentos sem danificar seu encanamento. Através do GetNinjas você recebe 3 orçamentos diferentes nas próximas horas após a solicitação de um serviço – isso é muito rápido!

Um deles soluções mais profissionais e limpeza a hidrojato. Limpa tubagens e trabalha sob pressão de água para remover resíduos e outros materiais sem estragar a canalização ou causar outros danos.

Outra possibilidade é a utilização de uma máquina de êmbolo, considerada um dos melhores métodos de limpeza de tubulações, que pode remover qualquer tipo de bloqueio, independentemente do material que o causou, no menor tempo possível. simples, rápido e prático.

O que não pode ser feito para limpar o encanamento?

Homem usando ferramenta de reparo de encanamento de pia.
É importante saber o que nunca deve ser feito para limpar seu encanamento.

Mais importante do que saber limpar o encanamento é entender o que não fazer sem chance. Algumas dicas importantes:

  • não tente enfiar vassouras ou outros objetos muito duros que possam rachar ou quebrar canos (um cano quebrado exige muito mais trabalho e custa muito mais dinheiro para consertar do que um simples bloqueio);
  • não use produtos químicos na tubulação. Essa ação pode danificar suas tubulações e até mesmo prejudicar o tratamento de água da sua cidade;
  • evite a soda cáustica pelos motivos já citados neste conteúdo;
  • não use uma mistura de refrigerante e Mentos. Embora essa mistura crie uma alta pressão que pode limpar os canos, pode ser excessiva e eventualmente levar à quebra do encanamento;
  • Não use café para limpar canos. Isso não resolverá o problema e pode até agravá-lo, criando um bloqueio ainda maior.

Quais são as principais causas de canos entupidos e como evitá-los?

No interior da casa, o sistema de canalização está sempre sujeito a algum entupimento, o que causa inúmeros inconvenientes. Apesar disso, em muitos casos, tais situações poderiam ser evitadas se soubéssemos quais configurações evitar.

Agora que você já sabe como limpar seu encanamento, aqui estão os motivos mais comuns para evitar esses problemas em sua casa:

Pias e pias para banheiros

O encanamento do banheiro pode ficar entupido por vários motivos, muitos dos quais podem ser facilmente evitados. Os motivos mais comuns estão listados abaixo:

fio de cabelo extra

Os fios de cabelo são a principal causa de ralos de banheiro entupidos e sifões de pia. Infelizmente, há pouco que você possa fazer para evitar essa situação, pois a perda de cabelo nessas áreas é natural e até mesmo a instalação de uma churrasqueira não pode resolver o problema.

A melhor maneira de lidar com a situação e evitar que ela se agrave é limpe o dreno e remova os acúmulos de fios colado na grelha. Embora isso não resolva a situação completamente, retardará o entupimento.

pequenos itens

Tampas de tubo de pasta de dente e outros itens pequenos podem cair no ralo ou na pia do banheiro e se tornar um grande problema. Em alguns casos, a situação é tão grave que os profissionais precisam quebrar a parede para resolvê-la, pois o objeto pode ficar preso nas curvas do encanamento.

Para evitar esse tipo de acidente, instalar grade na pia do banheiro e ralo de tamanho adequado para evitar que objetos passem por ela.

Fio dental

O uso do fio dental pode parecer inofensivo para muitas pessoas, mas é uma das principais causas de pias e ralos entupidos em outros banheiros.

Apesar de seu pequeno tamanho, o fio não é diluído com água e pode se acumular em alguma parte do encanamento, causando grave entupimento.

banheiros entupidos

Um homem mostrando como desentupir um vaso sanitário com um desentupidor manual.
Saber limpar seu encanamento é importante, mas você também precisa conhecer algumas maneiras de evitar esse problema.

Os vasos sanitários também podem sofrer com alguns entupimentos, a maioria dos quais pode ser evitada.

Jogar papel no vaso sanitário, por exemplo, não é uma boa posição, pois o papel pode se acumular, entupindo o vaso sanitário e causando sérios danos ao sistema de tratamento de esgoto.

Em alguns países, os esgotos são preparados para o descarte do papel higiênico, mas no Brasil isso ainda não é uma realidade. Embora o papel biodegradável possa ser jogado no vaso sanitário, mesmo esta versão exige cuidado para não jogar vários pedaços de papel ao mesmo tempo. Em dúvida melhor usar uma lixeira.

E, claro, não jogue fora outros itens além do papel, como lenços umedecidos, tampões, cigarros, cotonetes e preservativos.

pias de cozinha

A cozinha é um dos lugares que mais usamos na casa, e não há nada pior do que lidar com uma pia entupida. Para evitar essa situação, algumas medidas simples são importantes, como, por exemplo, o uso de um protetor de drenagem (ou um chapéu chinês). Impede que restos de alimentos e outros resíduos entrem no sifão, causando o entupimento.

Além disso, outra maneira de evitar problemas é não jogar óleo no ralo da pia da cozinha. Quando esse óleo esfria e entra em contato com a água, tende a solidificar, bloqueando completamente o fluxo de esgoto e tornando-se um obstáculo de difícil remoção.

Consequentemente, não despeje óleo no encanamento. O descarte do solo também não é recomendado, pois pode tornar o solo estanque e causar danos.

A sua melhor aposta é optar por reciclar, transformando-o em sabão ou detergente, ou levando-o a um ponto de recolha. Siga este link para encontrar o ponto de coleta mais próximo!

Conclusão

Não existe uma fórmula mágica para limpar ralos. O ideal é sempre tentar evitar o problema com medidas simples, como usar um protetor de ralo e evitar jogar objetos e objetos no vaso sanitário ou na pia.

No entanto, quando surgem problemas, existem alguns truques caseiros de encanamento que podem resolver a situação, como usar um desentupidor manual, um pedaço de arame ou misturas caseiras.

No entanto, em muitos casos, é melhor contar com ajuda profissional para virar a maré rapidamente e sem danificar seu encanamento.

Agora você sabe como limpar o esgoto? Precisa de ajuda profissional? Encontre o seu parceiro em pegue o ninja!

Não se esqueça de se inscrever em nossa lista de e-mails para continuar recebendo conteúdo com dicas tão boas!

Gostou? Então compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp

Desentupidora Zona Sul é um grupo preparado para prestar serviços de desentupimentos e manutenção hidráulica em todo o estado do Rio Grande do Sul.