Atendimento 24 horas

Porto Alegre

SERVIÇOS DE EMERGÊNCIA 24*7

(51)99802-4242

10 formas de desentupir vaso sanitário sem sujeira

DESENTUPIDORA PORTO ALEGRE ZONA SUL

Foto: Thinkstock

Foto: Thinkstock

Todo mundo adora manter a casa limpa e arrumada, não é mesmo?! Mas às vezes pequenos imprevistos podem acontecer. E um dos mais perturbadores, sem dúvida, é um vaso sanitário entupido.

Além do odor desagradável, um vaso sanitário entupido viola a higiene geral do banheiro e o torna inutilizável.

Mas, para que isso não seja motivo de desespero em sua casa, abaixo você encontrará várias maneiras de limpar o banheiro de maneira simples, eficaz e não contaminada:

1. Jogue alvejante no vaso sanitário

Uma das primeiras tentativas legítimas é jogar alvejante no vaso sanitário, esperar cerca de três horas e depois dar a descarga.
Plinio Protasio, gerente de produto do pistão Roto-Rooter, observa que adicionar alvejante ao vaso sanitário pode resolver o problema em alguns casos. “Vai depender da causa do bloqueio. Se for excremento, água sanitária pode limpar a passagem. Nos casos em que o bloqueio for causado por tecido, madeira, plástico, o uso de alvejante não será eficaz”, explica.

2. Despeje o vinagre e o bicarbonato de sódio no vaso sanitário.

Misture ½ xícara de bicarbonato de sódio com ½ xícara de vinagre e jogue direto no vaso sanitário. Esta é uma solução caseira que às vezes dá bons resultados.

Protasio ressalta que isso pode funcionar em alguns casos, dependendo da causa do bloqueio. Mas pode não ser resolvido. Então você terá que mudar para outro método.

3. Despeje detergente e água no vaso sanitário

Dilua um pouco de detergente em água fervente e jogue a mistura no vaso sanitário. Em seguida, enxágue, verificando se o bloqueio foi removido. Você pode repetir o processo até três vezes. Se você perceber que não funcionou, tente outro método.

“Em alguns casos, isso pode ser resolvido, vai depender da causa do bloqueio. Se for excremento, eles podem limpar a passagem. Mas nos casos em que o entupimento for causado por tecido, madeira, plástico, o uso de detergente será ineficaz”, diz Protásio.

4. Use um êmbolo

Uma maneira bem ilustrativa é usar o êmbolo e lavar ao mesmo tempo. Para isso, é necessário que haja água suficiente dentro do vaso.

“Isso pode resolver o problema de entupimento, pois cria-se um vácuo, pelo qual o objeto que impede a passagem de água pode entrar na tubulação”, explica Protasio.

5. Use soda cáustica se necessário.

Use soda cáustica somente se outros métodos não funcionarem. Tenha muito cuidado para não entrar em contato direto com o produto, por isso use luvas e óculos de proteção durante o processo.

Em um balde de água, coloque duas colheres de soda cáustica e duas colheres de sal. Despeje o conteúdo do balde em um vaso. Não repita esse procedimento com frequência, na verdade, evite-o.

Protasio observa que essa medida pode ser eficaz em alguns casos, dependendo da causa do bloqueio.

6. Tente lavar bloqueando completamente a entrada de ar.

Cubra o assento do vaso sanitário com um saco de lixo ou filme plástico. Certifique-se de que não há espaço livre para a passagem de ar. Em seguida, feche a tampa, sente-se na tampa do vaso sanitário e dê descarga por cerca de 30 segundos.

“Ele pode resolver o problema em alguns dos casos de bloqueio mais simples. Essa ação cria vácuo e causa pressão descendente, esvaziando o vaso”, comenta Protasio.

7. Use uma garrafa PET como êmbolo

Corte uma garrafa PET ao meio, insira um cabo de vassoura em seu bico, depois coloque o fundo da garrafa (cortada) no buraco do vaso sanitário e faça vários movimentos para cima e para baixo (como se fosse um desentupidor de borracha).

Segundo Protasio, essa medida pode eliminar o bloqueio. “Isso porque é criado um vácuo, o que pode fazer com que um objeto que bloqueie a passagem de água entre na tubulação”, diz ele.

Foi até sugerido pelo leitor Arnaldo Plácido dos Santos, que testou e aprovou o método.

8. Use um pano de chão

“Você pode pegar um pano do chão, colocar uma luva, empurrar com força o pano no vaso sanitário (cuidado para não deixar o pano cair no vaso sanitário, pois isso piorará o problema), dar descarga e puxar o pano no o mesmo tempo. Obs: Não é recomendado jogar papel higiênico no vaso sanitário”, explica Plinio Protasio.

9. Use uma bola de plástico para fechar o vaso

Se você tiver uma bola de plástico (grande) em casa, coloque-a no assento do vaso sanitário. Pressione a bola até que parte dela entre, cobrindo completamente o vaso. Em seguida, dê descarga no vaso sanitário, tomando cuidado para não estourar a bola. Dependendo do caso, a pressão poderá repelir o que está bloqueando a passagem.

10. Chame um profissional

Se você realmente não consegue desentupir o vaso sanitário com nenhuma solução caseira, é melhor não insistir, o que pode levar a um entupimento ainda maior. Idealmente, você deve encontrar imediatamente uma empresa ou especialista que limpe o banheiro.

Como evitar o entupimento

Foto: Thinkstock

Foto: Thinkstock

Algumas recomendações muito simples ajudarão a evitar bloqueios no banheiro. Verificar:

  1. Nunca jogue tampões no vaso sanitário;
  2. Nunca jogue preservativos no vaso sanitário;
  3. Nunca jogue lenços umedecidos no vaso sanitário;
  4. Não jogue papel higiênico no vaso sanitário;
  5. Tenha sempre uma lixeira no banheiro para descarte adequado desse material, preferencialmente ao lado do vaso sanitário;
  6. Se você costuma ter muitos convidados em casa, considere pendurar uma pequena placa no banheiro lembrando você de jogar papel higiênico na lixeira;
  7. Limpe o banheiro pelo menos uma vez por semana.

Vale a pena prestar atenção aos conselhos, porque um vaso sanitário entupido cria uma situação muito desagradável que ninguém quer experimentar!

Thais Romanelli

Jornalista formado em 2009 (58808/SP), redator freelancer desde 2013, bem versado em home office. Extrovertidos, sempre há temas para conversa e inspiração para escrever. Responsabilidade no trabalho e fora dele; dedicada ao compromisso e às pessoas com quem convive; apaixonado por família, cachorros, casa, mar, momentos de calmaria e emoção.

Veja mais conteúdo de Tais Romanelli

Gostou? Então compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp

Desentupidora Zona Sul é um grupo preparado para prestar serviços de desentupimentos e manutenção hidráulica em todo o estado do Rio Grande do Sul.