Atendimento 24 horas

Porto Alegre

SERVIÇOS DE EMERGÊNCIA 24*7

(51)99802-4242

08 Métodos de Desentupimentos que Você Não Conhecia

DESENTUPIDORA PORTO ALEGRE ZONA SUL

Todos devem saber como limpar o ralo do chuveiro no banheiro. Afinal, você não pode chamar um profissional para limpar o ralo do chuveiro do banheiro toda vez que ocorre um problema como esse, principalmente porque geralmente é devido a coisas simples.

De um objeto que acidentalmente caiu no ralo do banheiro, aos restos que criaram uma barreira. E esse tipo de entupimento do banheiro pode ser facilmente limpo com métodos simples, e a maior parte está relacionada a coisas que você já tem em casa.

Então, neste post, mostraremos 8 maneiras de desentupir o ralo do chuveiro e, assim, economizar dinheiro.

8 maneiras de desentupir o ralo do chuveiro do banheiro

Existem várias maneiras de limpar o ralo do chuveiro sem chamar um encanador. E te ajudar a lidar com esse problema com mais tranquilidade e economia. Verificar!

1. Limpe o ralo do chuveiro com água fervente.

Uma das maneiras mais fáceis de limpar o ralo e qualquer tubo é água fervente. Isso ajudará a derreter sabão ou graxa que normalmente pode bloquear o fluxo de água.

E usar esse método é muito simples, primeiro colocamos um litro de água para ferver. Então, quando a água ferver, pegue cuidadosamente a jarra e despeje a água no ralo.

Tenha cuidado para não espirrar água quente nas pernas e pés. Mesmo idealmente, use luvas e botas para se proteger.

O método em si nem sempre elimina o bloqueio do tubo. No entanto, a água fervente pode ajudar a se livrar dos resíduos acumulados, enfraquecendo a barreira que se formou.

Basicamente, essa técnica é usada em combinação com outras justamente porque facilita o processo.

2. Use um êmbolo de drenagem manual

Outra maneira de desentupir o ralo do chuveiro do banheiro é usar um desentupidor manual. Este é um acessório bem tradicional, mas que pode ajudar na maioria dos casos.

Isso ocorre porque ele usará a pressão da água e do ar para empurrar o bloqueio pelo ralo e, assim, liberar o fluxo de água.

Usar este método também é bastante simples. Primeiro, você deve colocar um êmbolo sobre o ralo para fechar completamente a passagem.

Em seguida, adicione um pouco de água até que a parte de borracha do acessório esteja completamente submersa na água e comece a fazer movimentos vigorosos para cima e para baixo para aumentar a pressão.

Alternativamente, você também pode usar vaselina para melhorar a aderência da borracha no chão, ou até mesmo enrolar uma toalha em volta da parte de borracha para dar mais pressão.

É importante notar que este método trará muita desordem para o banheiro. Afinal, você tem que fazer todos os movimentos com borracha totalmente imersa.

Então, idealmente, é melhor deixar algumas toalhas por perto para limpar qualquer água que respingue.

3. Limpe o ralo do banheiro com bicarbonato de sódio e vinagre.

Feito com itens que você pode encontrar em casa, esta solução de ralo natural para banheiro é tão eficaz quanto outros produtos de limpeza químicos. Este método é muito simples.

Primeiro, despeje uma xícara de bicarbonato de sódio no ralo e deixe descansar por alguns minutos. Em seguida, despeje cuidadosamente um copo de vinagre no ralo.

Você verá que a espuma aumentará, isso indica que os fundos funcionaram e estão funcionando.

O ideal é deixar a mistura agir por várias horas e depois despejar também um litro de água fervente.

No entanto, é sempre importante lembrar que em alguns casos a obstrução pode ser maior e você terá que usar outros métodos.

4. Limpe manualmente a obstrução

Fios de cabelo e objetos não se dissolvem em nenhuma mistura. Então, idealmente, você deve remover manualmente essa obstrução e, em seguida, usar outros métodos para garantir que o dreno não esteja entupido.

Nesse caso, você precisará usar luvas de borracha, de preferência acima dos cotovelos. Afinal, você tem que enfiar a mão no esgoto.

Primeiro, retire a tampa que normalmente protege esse tipo de abertura. Em seguida, olhe dentro do buraco para encontrar uma obstrução. Você pode usar uma lanterna para facilitar esse processo.

O próximo passo é enfiar a mão no buraco e assim puxar o bloqueio para fora do cano. Se você não conseguir alcançar com uma mão, use o Método 5, que mostraremos em breve.

5. Limpe o ralo do chuveiro com um gancho ou arame

Sem dúvida, este é um dos métodos mais antigos, mas também um dos mais eficazes. Sua taxa de sucesso muito alta é bastante alta, especialmente no caso de bloqueios mais profundos no encanamento.

Depois de retirar a tampa do furo, com luvas, pegue um gancho de cabide ou até mesmo um arame e coloque-o dentro do furo.

Basicamente o que você vai fazer aqui é FISH para o obstáculo. Mas importante, é melhor usar um fio muito longo ou de alguma forma consertá-lo fora do encanamento.

Afinal, ninguém quer que o objeto caia nos canos, complicando ainda mais o processo de limpeza.

6. Use a cobra do encanador para desentupir o ralo do chuveiro.

Esta é outra das maneiras baratas de desentupir o ralo do chuveiro do banheiro que você pode usar facilmente em casa. A cobra do encanador nada mais é do que um acessório feito para situações como essa.

Em uma extremidade há um fio na forma de um saca-rolhas e na outra – uma alça. Este item é usado para destruir obstáculos mais fortes, facilitando assim o processo de limpeza.

Remova o bujão de drenagem e coloque a ponta serpentina de um encanador. Pressione lentamente até encontrar um obstáculo.

Em seguida, aperte o mecanismo para fixar o objeto e comece a girar a alça em diferentes direções. Faça isso até que a água possa fluir normalmente pelo ralo.

Em seguida, remova cuidadosamente a cobra e limpe-a, pois provavelmente estará cheia de detritos de encanamento.

7. Limpe o ralo do seu chuveiro com os produtos químicos certos.

Se nenhum dos outros métodos funcionou para desentupir o ralo do chuveiro, você também pode usar os produtos químicos certos. Você pode encontrar esse tipo de produto em supermercados e lojas especializadas em produtos similares.

Nesse caso, é importante sempre usar luvas e até óculos de proteção, pois esses itens costumam ter ingredientes que podem queimar a pele e causar reações adversas.

Tudo o que você precisa fazer é seguir as instruções da embalagem para aplicar o produto diretamente no ralo. Mais importante ainda, nunca misture componentes de gêneros diferentes.

Dependendo das substâncias que você está misturando, a mistura pode liberar gases tóxicos que irão prejudicá-lo e até mesmo danificar seriamente seu encanamento.

Mesmo idealmente, você aplica periodicamente esse tipo de componente em seu encanamento para evitar a formação de barreiras que podem causar entupimentos de drenos.

8. Água com sal

Por fim, a água salgada é uma ótima maneira de desentupir canos e ralos em geral.

O sódio é muito eficaz quando se trata de remover as barreiras formadas por graxa e sabão. Isso ocorre porque ele pode facilmente dissolver essas substâncias.

A água fervente também desempenha um papel, então quando você mistura os dois, você tem um poderoso desentupidor caseiro.

Tudo o que você precisa fazer é ferver um litro de água e adicionar 3 colheres de sopa de sal. Em seguida, despeje cuidadosamente a mistura no tubo de drenagem entupido.

O que causa um ralo de banheiro entupido?

Além de saber como desentupir o ralo do chuveiro do banheiro, é importante estar atento aos principais fatores que podem entupir o encanamento. Afinal, ninguém quer se dar ao trabalho de passar por todo o processo para limpar um ralo ou chamar um encanador para fazer isso.

Muitos resíduos entram no ralo do banheiro todos os dias. Sujeira, sabão, cabelo, óleos naturais do corpo são algumas das coisas que acabam no encanamento.

E é claro que, se acumularem, criarão barreiras que impedem a passagem. Entre os fatores mais comuns que podem entupir um ralo em um banheiro estão:

Cabelo

Sem dúvida, um dos maiores inimigos dos ralos do banheiro são os cabelos, principalmente os mais compridos. Combinam-se com outros resíduos, como óleos naturais do corpo, sabonetes e outros tipos de substâncias e, assim, formam barreiras no interior dos tubos.

Sujeira

A sujeira em geral também pode entupir ralos e tubulações. Muitas vezes, quando tomamos banho, a sujeira não consegue acompanhar o fluxo e acaba nas paredes internas dos canos causando problemas de entupimento.

Acumulação de minerais

Muitas pessoas não sabem, mas os minerais presentes em nosso corpo que se dissolvem quando tomamos banho também podem formar massas insolúveis nos canos quando se combinam com outras substâncias, causando o entupimento dos ralos do banheiro.

Sabão

O sabão em geral, mas especialmente o sabão em barra, contém gorduras. E essa graxa, combinada com outras substâncias como sujeira e minerais, acaba formando uma massa dura no encanamento que acaba entupindo os canos.

raiz da arvore

Pode parecer estranho que as raízes possam atingir o ralo do banheiro, mas acredite, isso acontece com mais frequência do que a maioria das pessoas imagina. Isso se deve ao fato de que os canos estão localizados na parte subterrânea das casas e, muitas vezes, as raízes das árvores às vezes atingem os canos.

Quando ficam muito grandes, acabam invadindo os canos e bloqueando o fluxo de água do esgoto. E o pior é que as raízes ainda podem causar danos mais sérios aos canos, quebrando-os e rachando-os.

Sinais de que o cano do seu chuveiro está entupido

Confie em mim, seu ralo ou cano mostra poucos sinais de que pode estar entupido antes que o problema se torne realmente sério. A primeira é quando uma poça começa a se formar no chuveiro logo após o término do banho.

Não deve aparecer, pois a água deve escorrer rapidamente quando você toma banho.

Outro sinal de que o ralo está prestes a ficar completamente entupido é que a água está demorando mais para escoar.

Quanto mais cedo você verificar esse tipo de sinal, mais fácil será lidar com o problema.

Como evitar ralos entupidos no banheiro no futuro?

Além de saber como desentupir o ralo do chuveiro do banheiro e os sinais que esse tipo de problema dá antes que ele ocorra, você também precisa saber como evitar um entupimento.

E para te ajudar, abaixo estão algumas dicas que podem te ajudar.

Use um protetor de drenagem

Uma das dicas mais simples para evitar esses problemas é comprar um escudo protetor. Com esse tipo de item, você evita que resíduos como sabonetes, fios de cabelo ou até mesmo objetos entrem no encanamento.

Esse tipo de acessório pode ser facilmente encontrado em lojas de ferragens.

Sempre limpe o ralo após o banho

Por mais chata que essa tarefa possa parecer, ela é importante após cada banho. Se todos os usuários do banheiro limparem o ralo após o banho, será mais difícil formar bolas de pelo e outros resíduos.

Afinal, você vai levar tudo.

Não deixe barras de sabão caírem no ralo

Outra dica de como evitar entupir o ralo é manter as barras de sabão fora do ralo. Quando esse tipo de produto é coletado em encanamentos junto com outros resíduos, pode criar barreiras de difícil remoção.

Conclusão

Agora que você sabe como desentupir o ralo do chuveiro do banheiro, certifique-se de usar os métodos acima para se livrar desse problema. Mas, idealmente, se você não conseguir eliminar o bloqueio, ou mesmo se começar a acontecer com frequência, é melhor ligar para a empresa ou um profissional.

Gostou? Então compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp

Desentupidora Zona Sul é um grupo preparado para prestar serviços de desentupimentos e manutenção hidráulica em todo o estado do Rio Grande do Sul.