Atendimento 24 horas

Porto Alegre, Florianópolis, São José, Canoas, Palhoça, Itapema, Balneário Camboriú

SERVIÇOS DE EMERGÊNCIA 24*7

(51) 99802-4242

aprenda agora como desentupir caixa de gordura

DESENTUPIDORA PORTO ALEGRE ZONA SUL

Essencial em qualquer tipo de casa, a caixa de gordura tem a função de reter o esgoto jogado na pia da cozinha, evitando que ele entre no esgoto. Isso se deve ao fato de que o óleo vegetal pode levar a entupimentos e sérios danos à rede, sem falar nos problemas causados ​​ao meio ambiente.

No entanto, requer manutenção periódica para funcionar corretamente. Caso contrário, será necessário limpar a caixa de gordura. Afinal, você sabe como fazer isso? É isso que veremos neste artigo! Continue lendo para conferir.

Como funciona uma caixa de gordura

Se você já tem uma visão consciente e firme e não joga óleo vegetal pelo ralo, então o pouco que está presente nas louças e panelas acaba indo pelo ralo. O mesmo costuma acontecer com os restos de comida que são separados da louça durante a lavagem.

Por isso, uma caixa de gordura (que pode ser de PVC ou cimento) geralmente fica logo abaixo da pia da cozinha e, como já dissemos, tem a função de reter os óleos antes que eles entrem no esgoto.

Idealmente, a limpeza deve ser feita a cada seis meses para evitar entupimentos. Quando isso acontece, a água da pia não desce mais pelo ralo e o resultado pode ser um vazamento na cozinha.

Como limpar a caixa de gordura

Se, por alguma negligência, você permitiu que a caixa ficasse entupida, não se desespere. Você pode limpá-lo seguindo algumas dicas simples:

  • use água quente e detergente neutro – essa mistura pode diluir um pouco da gordura acumulada, facilitando a limpeza da caixa. Aliás, é recomendado mesmo quando for fazer limpezas periódicas;
  • use luvas – ao abrir a caixa de gordura, procure usar luvas de borracha que cubram a mão e o antebraço. Afinal, você terá que fazer esse trabalho manualmente;
  • retirar a gordura – com a gaveta aberta, utilizar pá, peneira, garrafa PET cortada ou qualquer outra ferramenta que permita coletar material de dentro da gaveta de gordura;
  • Descarte corretamente – todo material coletado deve ser colocado em saco plástico e encaminhado para coleta de lixo orgânico.

Como fazer a limpeza final

Depois de limpar a caixa, é uma boa ideia usar uma solução de bicarbonato de sódio, água quente e vinagre para lavar qualquer resíduo do cano, evitando mais entupimentos.

Coloque uma colher de bicarbonato de sódio e duas xícaras de água quente no ralo da pia. Após cerca de 15 minutos, despeje outra xícara de vinagre no ralo. Imediatamente haverá uma reação química, que é o processo de ebulição do bicarbonato. Em seguida, despeje mais duas xícaras grandes de água fervente no ralo e pronto!

Por fim, para garantir que a limpeza esteja completa, abra a torneira e verifique se a água está fluindo normalmente. Se isso não acontecer, é sinal de que o cano está danificado e precisará de ajuda profissional para limpá-lo.

Como você pode ver, a caixa de gordura desempenha um papel fundamental nas residências e merece atenção especial justamente por sua importância. Para evitar que atinja seu limite, faça sempre limpezas periódicas! Assim você não terá grandes problemas.

E aí, você já precisou limpar a caixa de gordura? Alguma dúvida sobre isso? Deixe-nos saber nos comentários! Queremos saber como foi sua experiência.

Total de Visualizações 54 , Hoje 2 

(Visited 1 times, 1 visits today)

Gostou? Então compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
× Whatsapp (51) 99556-4343